quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

""""2008 chegou ao fim e pode encerrar Ciclo de Rondão e Sócrates""""

FELIZ 2009 ...FELIZ 2009... FELIZ 2009

UM ANO DE MUDANÇA PARA MELHOR
DEPENDE DE SI
SIC: (Texto publicado no jornal "Linhas de Elvas" 30 de Dezembro de 2008)
Rondão Almeida ofende quem lhe paga
Chamo-me Camilo Santos e estive presente nos festejos do aniversário da Sociedade de Instrução e Recreio. Aí ouvi o discurso do presidente da Câmara e novamente o ouvi ofender os elvenses, chamando maledicentes e escumalha a quem tem ideias diferentes das dele. Já não é a primeira vez que Rondão Almeida se dirige àqueles que o enfrentam, ofendendo-os, chamando-lhes escumalha. Eu próprio já assisti a esses disparates.
Ora, tendo ou não ideias diferentes das de a Rondão, a verdade é que contribuem com os seus impostos para pagamento do ordenado do presidente da Câmara, de tosdos os seus familiares, e não são pouco, mais Elsa Grilo, que vivem há anos `a custa do erário público elvense. Era bom que o presidente da Câmara revelasse quanto é que os cofres da Câmara e do Ministério da Educação já pagaram a todos durante os anos em que estão em Elvas. Veio para Elvas de Citroen, já anda de Mercedes e tem uma grande propriedade onde vive. Elsa Grilo já anda de Audi e comprou uma casa ao preço da uva mijona e ainda têm o desplante de ofender os naturais de Elvas e os que vivem nesta cidade chamando-lhes escumalha.
Quer em Évora, quer em Reguengos, não teve oportunidade de subir tanto na vida como aqui em Elvas porque já o conheciam e, em vez de todos respeitar, só faz a quem com ele anda em festanças do porco no espeto, pagas com dinheiro dos elvenses.
Todos os que ele não consegue comprar, como fez a alguns que tem na sua equipa, ofende-os ou monta campanhas de difamação por intermédio dos seus colaboradores na tentativa de os desmoralizar e depois arma-se em vítima. Os elvenses que abram os olhos e vejam para onde ele conduz o seu concelho.
Peço, pois, ao senhor director do jornal que publique esta minha carta de revolta e indignação contra quem trata mal os cidadãos desta cidade onde se governa, e bem, juntando a minha identificação.
Camilo Santos - Elvas ,
"António Barreto \ Público"
Não sei se Sócrates é fascista. Não me parece, mas, sinceramente, não sei. De qualquer modo, o importante não está aí. O que ele não suporta é a independência dos outros, das pessoas, das organizações, das empresas ou das instituições. Não tolera ser contrariado, nem admite que se pense de modo diferente daquele que organizou com as suas poderosas agências de intoxicação a que chama de comunicação. No seu ideal de vida, todos seriam submetidos ao Regime Disciplinar da Função Pública, revisto e reforçado pelo seu governo. O Primeiro-ministro José Sócrates é a mais séria ameaça contra a liberdade, contra autonomia das iniciativas privadas e contra a independência pessoal que Portugal conheceu nas últimas três décadas TEMOS DE RECONHECER:
tão inquietante quanto esta tendência insaciável para o despotismo e a concentração de poder é a falta de reacção dos cidadãos. A passividade de tanta gente. Será anestesia? Resignação? Acordo? Só se for medo...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ELVAS....................Breves de 2008


.
PSD retira Confiança política a Eurico Candeias/Março 2008
(clique adiante e saiba porquê)
Max 19ºC

.

ANTÓNIO CADETE "AMEAÇADO "POR RONDÃO ALMEIDA-O artista foi indiciado pelo executivo Elvense a ir a tribunal por causa dos seus CARTOONS serem considerados ofensivos pelo próprio executivo (Eis uma prova Viva de Liberdade em Elvas: António Cadete e uma prova Viva de Autocracia: Executivo Elvense)
.
CENTRO DE SAÚDE: Encerra aos fins.-de-semana e feriados(Utentes esperam mais tempo nas Urgências do Hospital)
.
Quase 7000 assinaturas de Cidadãos servidos pelo Hospital de Elvas:Pela defesa do Serviço de Urgência do Hospital de Elvas
.
PSD entrega PETIÇÃO na ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA :Pela Manutenção dos Serviços de Urgência do Hospital de Elvas ( Classificação SUB 5)
.
ADE: Realiza Encontro da Saúde.O Deputado Helder Amaral esteve presente em representação da Deputada relatora da Petição (Teresa Caeiro)
.
ULSNA- Luis Ribeiro e outros Representantes da Saúde do Distrito demitem-se em Bloco. ( Saúde em Elvas continua por linhas tortas)
.
PSD: Pedro Lancha não se recandidata a líder da Distrital / Cristóvão Crespo é o Novo líder.
.
VILA FERNANDO: Foram anunciados mais de 5 milhões para Prisão de Segurança em 2008 ( Não apareceram). Agora, Secretário de Estado anuncia mais de 1 milhão para 2009. Vamos ver se assim é???!!!!
.
VILA FERNANDO- (CASO DA GARRAFA)- Rondão Almeida foi condenado pelo Tribunal. O Caso remonta a 2005 a quando de uma tentativa de agressão a um Cidadão com uma garrafa.
.
GAT-Gabinete de Apoio Técnico é Extinto ( MAIS UM SERVIÇO PÚBLICO QUE DESAPARECE EM ELVAS)
.
CÂMARA DE ELVAS INSPECCIONADA PELO (IGAT)
VEJA VOCÊ MESMO A" CLAREZA" COM QUE A CÂMARA NOS "GOVERNA"
(CLIQUE Abaixo)
www.igal.pt/ Acções Inspectivas / Distrito Portalegre/ Concelho Elvas
.
NEGÓCIO DA ÁGUA: Processo pouco claro sobre o Concurso para concessão da exploração da água a privados. Executivo Elvense alimenta fortes suspeitas de favorecimentos- POPULAÇÃO E PARTIDOS DA OPOSIÇÃO CONTESTAM
.
CÂMARA À DERIVA nos impostos: Em Setembro aprova taxas máximas para IMI e DERRAMA. Passado um mês por força da oposição Reduz esses impostos. É CASO PARA PERGUNTAR. ONDE ESTÁ A GESTÃO VERDADEIRA E RIGOROSA??
.
Nascem duas associações em Elvas: ADE Associação Para o Densenvolvimento de Elvas e Associação Empresarial
.
ESTRADA ELVAS/ARRONCHES- Continua por acabar (sem guias e alguma sinalética) Executivo Elvense continua a dar provas de laxismo
.
BOLETIM MUNICIPAL- Executivo Elvense Nega espaço à Oposição no Boletim Municipal ( ESTA É A PRÁTICA AUTOCRÁTICA A QUE NOS TEM HABITUADO O EXECUTIVO LIDERADO POR RONDÃO ALMEIDA)
.
IGREJA DE S.FRANCISCO-Continua por clarificar o Uso da Igreja de S.Francisco (Cemitério) em Serviços Fúnebres por parte da população.Autarquia e Fúnelvas têm que resolver a contenda sem prejuízos da População.
.
PS de Elvas: Recusa convite para participar numa coluna política de Opinião no Jornal "Linhas de Elvas ".Todos os partidos com assento na Assembleia Municipal colaboram na Coluna contribuindo para o enrequecimento da Opinião Pública. Partido Socialista Negou-se a participar. Enterrou a cabeça na Areia devido ao seu AUTISMO.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Nacional:..........Breves de 2008

.
Alberto João Jardim-Sócrates é «um ditadorzinho», o «Mugabe da Europa»
Nélson Évora – ganha a medalha de ouro no triatlo dos Jogos Olímpicos de Pequim com um salto de 17,67m.
Cristiano Ronaldo- ganha tudo o que há para ganhar a começar pela Bola de Ouro.
Manoel de Oliveira- O Cineasta mais antigo em actividade cumpre 100 anos de idade.
Amália Rodrigues: Passado dez anos da sua Morte estreou-se o Filme “Amália”
Camionistas -Greve paralisa o abastecimento de Mercadorias e bloqueou estradas pelo País.
Gasolina –Litro chegou a 1,50Euros.
Novo Aeroporto de Lisboa: Finalmente ALCOCHETE. O Ministro Mário Lino ficou popularizado no País devido à frase” Alcochete jamais”
Plano Tecnológico: Sócrates lança Magalhães como máquina portuguesa (afinal não é bem assim)
Sócrates em propaganda Governativa: Entregou Computadores Magalhães numa Escola só para a Fotografia.
Código do Trabalho-Tribunal Constitucional chumbou Normas do Novo Código do Trabalho.
Açores- Eleições Regionais deram vitória ao PS
Açores- Estatuto do Arquipélago gera conflito Institucional entre Governo e Presidente da República;
Manuela Ferreira Leite- venceu eleições internas do PSD. É a primeira mulher a liderar um grande partido de Poder em Portugal.
Santana Lopes- Candidato a Lisboa (2009)
PONTE Chelas/Barreiro:Terceira travessia sobre o Tejo é anunciada por Mário Lino.
SAÚDE:Ministro Correia de Campos após grande contestação por todo o País é substituído ( Não deixou saudades).
Professores- Duas Mega Manifestações de professores( 100 e 120 mil)opõem-se às medidas do Governo para o Sector. A luta continua…
Violência na Escola :Imagens de violência em Sala de Aula divulgadas na Internet por alunos.
PS de Sócrates: De acordo com últimas sondagens perde maioria absoluta.
Manuel Alegre- reassume-se anti-Sócrates e surge como símbolo da esquerda Social.
Banca- Dinheiros públicos salvam falências de Bancos Privados e Empresas.
Euribor- Baixa Taxas de Juros na recta final de 2008
Crise- Portugal vive das piores crises do últimos anos ( infelizmente veio para durar)/Aumentou o desemprego e a pobreza.
Paulo Pedroso:Voltou ao Parlamento
Caso Casa Pia: Na recta final (aguardam-se conclusões em 2009)
Mário Soares: Assume-se cada vez mais como Ultrapassado e fora de Tempo
Grande instabilidade económica e Social: Por menos Jorge Sampaio dissolveu a Assembleia da República
Apito Dourado: Corrupção no Futebol ainda a contas com a Justiça
Fátima Felgueiras:Fez comício festa à porta do Tribunal após conhecida a Sentença.(É caso para dizer: Portugal no seu Melhor)
Cavaco Silva: Agudizaram-se as relações com o Governo.
Empresas com Vida Negra: Fecham empresas todos os dias em Portugal.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Internacional:..........Breves de 2008

.

LISBOA-DAKAR- Rally cancelado devido a tensão política entre a França e a Mauritânia.
RÚSSIA (Março)- O sucessor designado de Vladimir Putin, Dmitri Medvedev, consegue uma vitória esmagadora na eleição presidencial.
COLÔMBIA/(Julho) - O Exército colombiano consegue libertar a franco-colombiana Ingrid Betancourt, ex-candidata Verde à presidência desse país sul-americano, depois de passar seis anos em cativeiro no meio da selva, nas mãos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).A operação também permitiu resgatar outros 14 reféns das Farc.
AFEGANISTÃO (Julho) - Mais de 60 pessoas são mortas em um ataque suicida, que tinha como alvo a embaixada da Índia em Cabul, cidade que registrou, este ano, um aumento do número de atentados.
SÉRVIA/BÓSNIA/ (Julho) - Prisão do ex-chefe político servo-bósnio Radovan Karadzic pelos serviços de segurança sérvios. Karadzic , era procurado há 13 anos, por genocídio e crimes de guerra durante o conflito na Bósnia (1992-1995).
GEÓRGIA/RÚSSIA (Agosto))- A Geórgia deflagra uma ofensiva militar contra sua república rebelde da Ossétia do Sul, que é apoiada por Moscovo e alvo de disputa de ambos os governos desde a queda da URSS, em 1991.
CHINA (Agosto)- Jogos Olímpicos de Pequim, a China torna-se a primeira potência olímpica, com 51 medalhas de ouro, à frente dos EUA (36).
PAQUISTÃO – (Agosto) O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, no poder desde 1999, renuncia ao cargo.
E.UA. (Setembro)- A falência do banco americano Lehman Brothers marca a aceleração de uma crise financeira mundial, nascida em 2007 nos Estados Unidos
ISRAEL (Setembro) - O primeiro-ministro Ehud Olmert, envolvido em vários escandalos de corrupção, é obrigado a deixar o cargo.
LÍBANO/SÍRIA ( Outubro)- Síria e Líbano estabelecem relações diplomáticas pela primeira vez desde a proclamação da independência, há mais de 60 anos.
EUA/ (Novembro) - O democrata Barack Obama obtém uma vitória histórica e esmagadora, tornando-se o primeiro negro a ser eleito para a presidência dos EUA.
SOMÁLIA/ (Novembro) - Piratas armados assaltam o superpetroleiro saudita "Sirius Star", no Oceano Índico, marcando uma nova etapa na pirataria dos mares nessa região.
ÍNDIA/ (Novembro)- Homens armados de fuzis e granadas deflagram uma série de ataques coordenados em Mumbai, capital económica do país.
IRAQUE/EUA (Novembro)- Após um ano de discussões entre Washington e Bagdad, o Parlamento iraquiano aceita o acordo de segurança com os Estados Unidos, que prevê a retirada total das tropas americanas do Iraque até o final de 2011.
PETRÓLEO (2008) Crise internacional: Barril oscilou entre 150 e 40 dólares
TIBETE- (2008) Dalai Lama intensifica acções internacionais para a causa do Tibete.
E.U.A, (Dezembro)Maior Burla Financeira da História (Madoff) . As operações eram na realidade uma pirâmide financeira. Dinheiro fresco de Novos Clientes servia para pagar aos investidores mais antigos.
Guiné-Conacry (Dezembro)Junta Militar tomou o poder na Guiné-Conacry através de um golpe militar levado a cabo imediatamente após a morte do Chefe de Estado Lansana Conte.
CHINA- Pela primeira vez desde o Séc.XV o Exército da China sai do Pacífico em Missão a Caminho do Estreito de Aden para combater a pirataria Naval-

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL

.
A Comissão Política do PSD deseja a todos os Companheiros e Amigos um Feliz Natal.
Um Voto muito especial para com todos aqueles que lutam dia a dia para que Elvas seja um Concelho mais Participado,Justo, Solidário e Verdadeiro.
Bem Hajam
BOAS FESTAS


Na imagem: RONCA (Blog Maria José Rijo)

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

É NATAL: Uma História de Encantar

.
AS BOTAS
Num infantário a educadora está a ajudar um menino a calçar as botas. Ela faz força, faz força, e parece impossível; as botas entram muito apertadas. Ao fim de algum tempo, e a muito custo, uma bota já entrou e a outra já está quase. Nisto diz o miúdo: - As botas estão trocadas! A educadora pára, respira fundo, vê que o rapaz tem razão e começa a tirar-lhe as botas novamente. Mais uma dose de esforço e depois ela torna a tentar colocar-lhe as botas, desta vez nos pés certos. Ao fim de muito tempo e muito esforço, ela lá é bem sucedida e diz: - Bolas... estava a ver que não... custou... - Sabe é que estas botas não são minhas! A educadora fecha os olhos, respira fundo e lá começa a descalçar o rapaz novamente. Quando finalmente consegue, diz ao miúdo: - OK! De quem é que são estas botas, então? - São do meu irmão! A minha mãe obrigou-me a trazê-las! A educadora fica em estado de choque, pulsação acelerada, vai respirando fundo, decide não dizer nada e começa novamente a calçar o rapaz. Mais uma série de tempo e finalmente consegue. No fim diz-lhe: - Pronto, as botas já estão! Onde é que tens as luvas? - Guardei bem lá no fundinho das botas p'ra não as perder
Texto enviado por leitor identificado

domingo, 21 de dezembro de 2008

Hospital Mais Uma Vez: ULSNA Demite-se em Bloco

.
Saúde Continua indecisa
.
Responsáveis da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano apresentam demissão em bloco
Portalegre, 21 Dez (Lusa) - O conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) apresentou a sua demissão em bloco à ministra da Saúde, Ana Jorge, revelou hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
De acordo com a mesma fonte, os directores de serviços de médicos e de enfermagem do hospital de Portalegre e os directores de quinze dos 16 centros de saúde que compõem a ULSNA também apresentaram a sua demissão.
Esta tomada de posição, surge como forma de contestação por ainda não ter sido nomeado, por parte do Governo, dois elementos do conselho de administração para chefiar a direcção clínica e assumir o cargo de administrador delegado da ULSNA.
Este processo, segundo a mesma fonte, arrasta-se há dois meses.
A ULSNA, constituída a 01 de Março de 2007, integra os hospitais de Portalegre e Elvas e os 16 centros de saúde do distrito de Portalegre, depois de extinta a sub-região de saúde.
A mesma fonte hospitalar revelou à Lusa que, na sequência das demissões apresentadas à ministra da Saúde, os funcionários da ULSNA estão a promover um abaixo-assinado, que tem como objectivo mostrar a sua solidariedade para com os elementos demissionários.
O Ministério da Saúde anunciou hoje que está a preparar a criação de mais Unidades Locais de Saúde (ULS) para 2009, para juntar às cinco já existentes em Portugal.
O modelo de organização, que integra a gestão de várias unidades de saúde de uma região para optimizar a resposta dos serviços, foi iniciado em 1999 em Matosinhos e só a partir de 2007 voltou a ser aplicado.
Em Fevereiro desse ano foi criada a ULS do Norte Alentejano e, em Setembro de 2008, as do Alto Minho, Baixo Alentejo e Guarda.
Informação: Lusa
.
A Promessa de Rondão Almeida em 12 de Novembro de 2008, no encontro com os profissionais de saúde realizado no Salão Nobre da Câmara.
Do ENCONTRO: A saúde saiu reforçada, segundo o presidente do município, a certeza de que "a população pode estar definitivamente descansada em relação ao futuro do hospital”.
.
PSD: Relembramos que Continuamos Empenhados na Estabilidade e eficiência dos Serviços de Saúde do Norte Alentejo, com especial incidência para os Serviços de Saúde de Elvas ( Hospital e Centro de Saúde).

sábado, 20 de dezembro de 2008

Estrada: Elvas/Arronches Sem fim à Vista

.
PERIGO CONTINUA!
Em Janeiro de 2007 o "Blog Dedo na Ferida" denunciava:

"Uma Polémica que dura há anos Pois é, infelizmente passado quase um ano do Post "Estrada de uma única cor", continuamos na mesma ou pior. Pois entretanto foram colocados junto à estrada; quando saimos de Elvas em direcção a Arronches ou vice-versa, quando saimos do Concelho de Arronches a caminho de Elvas; dois Out Doors, que diria eu, não ser a forma mais correcta de abordar um assunto (problema) que julgo ser do Concelho, pois parece-me aquela "mensagem" um pouco "sacudir a água do capote".Em dias ou pior, noites de nevoeiro, como poderão ter deparado alguns utilizadores desta mesma estrada, no passado dia 15 de Janeiro (2007), é quase como conduzir ao acaso, pois a estrada não se distingue da berma.O empenho em colocar os Out Doors junto a estrada terá sido utilizada como algum tipo de justificação?? Se foi, com pouco sucesso; ou será que a Autarquia não tem como objectivo defender e zelar pelos interesses do Concelho??"

NOTA DO PSD:

INCRÍVEL: PASSADO MAIS UM ANO E... O TEXTO CONTINUA ACTUAL

Obra por Acabar/ Não há Guias laterais e outra Sinalética

Lembram-se do velho "Slogan": PROMETEMOS E FAZEMOS

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Centro de Saúde de Elvas: A quanto obrigas!

.
PSD : Chegou ao nosso conhecimento através de leitor identificado o seguinte:
1.- Na Consulta de Recurso do Centro de Saúde de Elvas os Utentes quando chegam não são triados( Não preenchem ficha nem lhe é atribuído Senha para espera);
2.-Se os Doentes chegam às 14.00 horas,e eventualmente têm vaga, para uma consulta porventura só possível às 16.00 horas, têm que aguardar naturalmente a sua vez na sala de espera durante duas horas;
3.-Cabe ao Utente/Doente, perguntar na Sala de Espera qual é o último doente( visto não haver senhas) para a Consulta das 16.00 horas, para então se perfilar na Sua Vez;
4.-O Utente não pode abandonar a Sala de Espera até à hora da Consulta ( Espera duas horas para nada);
5.- Perto das 16.00 horas: o Utente é chamado para preencher a Ficha;
6.- Finalmente: Estão reunidas as condições de Acesso à Consulta e o Doente aguarda para ser Visto pelo Médico.
PSD:

Os Factos: Esperar 2 horas para prencher uma ficha/ Não poder abandonar o Local durante as duas Horas/ Ser o Utente-doente a perguntar na sala qual é o último doente da fila /
.
Se assim é, não nos parece que tal prática seja razoável para o bom funcionamento dos Serviços, e muito menos para o conforto do Utente, que muitas das vezes recorre ao Centro de Saúde num estado de saúde fragilizado.
.
O PSD solicitou ao Centro de Saúde o Melhor Esclarecimento sobre este assunto.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PSD: Comissão Política Distrital emite Comunicado


Efectuada a primeira reunião ordinária da Comissão Politica Distrital de Portalegre do PSD, onde se trataram múltiplos assuntos, tanto de natureza interna e de organização do Partido como de algumas das principais preocupações que afligem vastos sectores da população, cabe-nos expressar publicamente

▪ Considerando a má imagem que a Assembleia da República tem transmitido do seu funcionamento, enquanto principal órgão de soberania que nos representa a todos, manifestar indignação pelo comportamento de alguns deputados, de diferentes partidos, que não tem sabido dignificar o mandato que lhes foi conferido;

Considerando a situação dos Doentes Renais Crónicos da Região e a falta de soluções quanto à resolução dos problemas com instalações e equipamentos, lamentar a falta de sensibilidade e respeito que deveriam ser merecedores por parte dos responsáveis da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e do Ministério da Saúde;

Considerando que a construção do novo Estabelecimento Prisional de Elvas pode vir a ser um equipamento importante para a Região, referir que a mesma ainda só serviu para efectuar sessões de propaganda do Governo ( à falta de obra ) e, estranhar que a dotação financeira do projecto, prevista em PIDDAC, tenha passado de € 5,1 milhões de euros, em 2008 ( sem o projecto ter tido qualquer avanço ) para € 1,2 milhões em 2009;

▪ Considerando o tratamento discriminatório negativo, sofrido pelo concelho de Fronteira, alvo de um corte de 6,5% nas verbas a transferir do Orçamento de Estado, apelar à subscrição em massa, da petição a apresentar à Assembleia da República no sentido da correcção desta grande e grave injustiça;

▪ Considerando os contributos que o Partido Social Democrata tem sabido ao longo dos anos, dar á causa do desenvolvimento do País e, do Norte Alentejano em particular, comprometer-se a apresentar até ao final do 1º trimestre do próximo ano, uma Proposta Politica para o Distrito – PPD – que permita uma melhor valorização do nosso potencial e, inverter a degradação dos indicadores de desenvolvimento que anos sucessivos de poder do Partido Socialista tem vindo a causar à Região.


Portalegre, 13 de Novembro de 2008
A Comissão Politica Distrital de Portalegre do PSD

Portugal é o 3º país europeu que mais perde emprego

.
Portugal foi um dos países que perderam mais postos de trabalho no terceiro trimestre do ano, segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia, o Eurostat.
De acordo com os dados divulgados esta terça-feira, Portugal registou uma queda de 0,7% no número de pessoas empregadas, quando comparado com o trimestre precedente e uma descida de 0,2% face ao homólogo, contrariando a tendência da maioria dos países.
Na comparação trimestral apenas dois Estados registaram pior performance que Portugal: a Letónia (menos 1,9%) e a vizinha Espanha (0,8%).
Já na comparação homóloga, apenas três países apresentam uma contracção do emprego. Um deles é, como se referiu já, Portugal. Os outros foram a Lituânia (menos 1%) e a Espanha (menos 0,8%).
No conjunto da Zona Euro, o número de pessoas empregadas caiu 0,1% entre Julho e Setembro, face ao trimestre traduzindo-se no desaparecimento de 80 mil postos de trabalho. Em termos homólogos, há uma subida de 0,8%. Na União Europeia, o emprego ficou estável face ao trimestre precedente e registou ainda um aumento de 1% face ao homólogo.
Informação: Portugal diário "iol"
Parlamento Europeu rejeita 65 horas semanais de trabalho
O Parlamento Europeu (PE) rejeitou, esta quarta-feira, em Estrasburgo a proposta de lei sobre o tempo de trabalho acordada entre os ministros do Emprego dos 27 e que previa aumentar o número de horas de trabalho por semana para 65.
O texto acordado em Junho passado entre os ministros do Trabalho dos 27, com a abstenção de Portugal, era muito contestado por sindicatos e criticado pela maioria dos eurodeputados portugueses, avança a «Lusa».
Tudo isto por prever a possibilidade de ser ultrapassado o actual tecto de 48 horas semanais, contemplar cláusulas de não participação e deixar de considerar tempo de trabalho o período inactivo de tempo de permanência.
(Lusa /iol)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Mais Desemprego no Distrito: Lactogal de AVIS encerra portas

.
A fábrica da Lactogal, em Avis, vai fechar no final do ano, passando a produção a estar concentrada na unidade de Oliveira de Azeméis. Os cerca de 80 trabalhadores foram convidados a acompanhar a deslocalização, mas apenas «seis ou sete» aceitaram.
De acordo com Joaquim Nunes, do Sindicato dos Produtos Alimentares, ouvido pela agência Lusa, a empresa colocou a hipótese de os trabalhadores acompanharem a deslocalização da fábrica para Oliveira de Azeméis.
A par dessa oferta, a empresa e os representantes dos trabalhadores estão a negociar com a administração da Lactogal «um salário e meio por cada ano de trabalho aos operários», disse o sindicalista, enaltecendo a atitude da empresa em todo o processo.A administração da empresa adiantou à agência Lusa que, para quem aceitar a proposta de acompanhar a deslocalização, a Lactogal disponibiliza um montante de 20 mil euros para fazer face a custos de deslocamento e habitação, «sendo asseguradas todas as condições». No entanto, segundo o sindicalista, a deslocalização para Oliveira de Azeméis convenceu apenas «seis ou sete trabalhadores». Na unidade de produção da Lactogal em Avis são produzidos queijo, leite e derivados, atingindo a produção as 2000 toneladas/ano de queijo. Quanto ao destino das instalações em que a unidade opera actualmente em Avis, ainda não foi tomada qualquer decisão. Com um investimento de 50 milhões de euros, a fábrica de Oliveira de Azeméis irá substituir a de Avis e de Sanfins.
Informação:Agência Lusa
Pobreza em Portugal
(Clique) Quase 20% das famílias portuguesas em risco
Mulheres, menores, idosos e desempregados são os grupos mais afectados

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Resposta à Ministra da Saúde-( Urgências do Hospital de Elvas)

.
De: José Júlio Cabaceira
.
Para:
Exma. Sra.
Ministra da Saúde

ASSUNTO: Serviço de Urgência do Hospital de Santa Luzia-Elvas

Acuso a recepção da Carta endereçada por Vª Exª ,sobre o assunto supracitado, com o teor do Despacho exarado:

Autorizo que a urgência instalada no Hospital de Santa Luzia, Elvas, integrada na Rede de Urgência abra com um serviço de urgência Básica, mantenha as características do seu funcionamento actual, com apoio de ortopedia e cirurgia, com carácter excepcional.
31.10.2008
a) Ana Jorge
Ministra da Saúde”

Face ao teor do Despacho exarado por Vª Exª:
Consideramos que foi dado um passo importante ao suprir uma lacuna normativa existente no Serviço de Urgência do Hospital de Elvas. No entanto, o seu carácter excepcional levanta algumas preocupações legítimas.

Assim sendo, volto a solicitar Vª Ex., para que o Serviço de Urgência do Hospital de Santa Luzia de Elvas, integrado na rede de referenciação de Urgência Nacional com o Nº85 (SUB) por via do Despacho 5414/2008 de 28 de Fevereiro,
venha a ser Classificado como SUB 5, “com especificidades na referenciação atendendo às valências instaladas” à semelhança do Hospital de Tomar e de Torres Novas.

Cremos que, a intervenção legislativa de Sua Exa., é imprescindível para explicitar claramente, a Integração do Serviço de Urgência do HSLE como SUB 5, na rede Nacional, à Luz do Despacho 5414/2008.

Mais informo,
Que o Sr. Dr. Luís Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da ULSNA (Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo), subscreveu num encontro Público sobre Saúde, realizado no passado dia 24 de Novembro em Elvas, esta nossa pretensão.

Aguardo atenciosamente a resposta de Vª Ex.ª,

Com os melhores cumprimentos,

José Júlio Cabaceira
.
NOTA DO PSD: No âmbito da PETIÇÃO em Curso na Assembleia da República, sobre a Reclassificação do Serviço de urgências do HSLE, foram enviadas cartas a todos os Grupos Parlamentares (em particular, aos Deputados do PS eleitos pelo Distrito de Portalegre), com o objectivo de sensibilizar os Deputados para a votação Favorável da Petição.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PSD: Balanço da governação na área da Saúde(12 pontos negativos)


200 mil Portugueses continuam à espera de estarem abrangidos por Unidades de saúde Familiar. As populações do interior do País são as mais afectadas (Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Beja, Bragança e Vila Real). Encerramento de Maternidades; Partos na Estrada; Redução do funcionamento dos Centros de Saúde; Esperas nas Urgências de 4 a 5 Horas; Aumento das taxas Moderadoras em 30%;Encerramento de Serviços de Atendimento Permanente,etc...
PSD: Clique aqui e leia o documento na íntegra.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

"Telefone da Esperança" em Portugal

.
A Organização Não-Governamental «Telefone da Esperança», fundada em Espanha, em 1971, está desde este domingo disponível em Portugal, através do número 222 030 707, com a missão de prestar auxilio gratuito às pessoas que vivem situações de crise.
A partir do Porto, esta associação oferece um serviço gratuito, anónimo e especializado a todos os portugueses que precisem de apoio.
«Para isso, bastará marcar o 222 030 707 entre as 20 e as 23 horas de todos os dias, sem excepção de feriados ou dias festivos», explicou, em conferência de imprensa, o presidente da Telefone da Esperança/Portugal, Abel Magalhães.
Após três anos dedicados à formação da equipa de voluntários que em breve assegurará um atendimento telefónico permanente, esta linha telefónica recebeu hoje a primeira chamada simbólica que deu início à primeira fase do projecto, que assegura três horas de atendimento telefónico diário.
Segundo Abel Magalhães o que diferencia esta linha das outras já existentes é «a exigência em relação à competência humana e técnica dos agentes de ajuda e a preocupação em ajudar as pessoas de forma estrutural e não apenas pontual, promovendo a sua reestruturação psicológica e emocional».
«O Telefone da Esperança investe fortemente na formação e desenvolvimento pessoal dos voluntários, pois parte da premissa de que para ajudar a boa vontade não basta, há que saber fazê-lo», acrescentou.
Daí a aposta do projecto no aconselhamento profissional em áreas como a Psicologia, o Trabalho Social, a Orientação Familiar e a Assessoria Jurídica e, ainda, nos programas de prevenção.
Actualmente, esta Associação Espanhola conta com 19 Centros Regionais, difundidos por todo o país, assim como com outros Centros localizados em vários países da América Latina (Honduras, Colômbia, Equador, Bolívia, Chile e Argentina), sendo considerada Entidade de Utilidade Pública.
Fonte: Lusa "iol"

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PSD: Cristóvão Crespo eleito presidente da Distrital de Portalegre

.
A Candidatura do antigo Governador Civil de Portalegre à Comissão Politica Distrital do PSD, foi a única a apresentar-se a sufrágio.
No discurso de vitória, na sede do PSD, o novo líder da Distrital de Portalegre mostrou-se "satisfeito" com a adesão às urnas e traçou como uma das metas a atingir durante o mandato a "união entre os militantes sociais-democratas".
Salientando que o Partido tem "combates muito importantes pela frente", Cristóvão Crespo sublinhou que o PSD tem ainda como objectivo a curto prazo "melhorar os resultados nas próximas eleições autárquicas". Recorde-se que o PSD/CDS detém 6 das 15 Câmaras do Distrito (PS-6, CDU -3).
Cristóvão Crespo, exerceu o cargo de governador civil de Portalegre durante a legislatura de Durão Barroso, entre os anos de 2002 e 2005.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Rondão Almeida a olhar para o Umbigo como sempre ....na "Azevia "

.
O autarca fez votos que, "daqui a um ano, todos se voltem a encontrar no mesmo sítio,(Sociedade 1º de Dezembro) o que seria positivo por dois motivos: por um lado era sinal que Deus nos dava saúde para podermos estar aqui no dia 30 de Novembro de 2009.Por outro lado era sinal que a população sabia reconhecer o trabalho que a Câmara Municipal de Elvas tem vindo a fazer e, como tal, me teria reconduzido para outro mandato".
.
Nota do PSD: Esperamos estar na "Azevia", Sociedade 1º de Dezembro, ( no 99º aniversário da colectividade) dia 30 de Novembro de 2009 com Saúde e, sem Rondão Almeida no Varandim a botar discurso pró Umbigo.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Já em 2009 " Português " vai ser o Segundo Idioma na Estremadura Espanhola

.
NOTA: A Extremadura espanhola possui uma população de 1.100.000 habitantes que se repartem por 41.633 km2, o que supõe uma densidade de 26 hab/ km2, aproximadamente um terço da média nacional. A nossa região Alentejo estende-se por 22.097 km2 e conta com 534.365 habitantes, o que resulta numa densidade populacional similar à anterior, de 24 hab/km2, se bem que diferente da sua média nacional, a qual supera folgadamente os 100 hab/km2.
.
O presidente do Governo da Estremadura espanhola afirmou recentemente que, a partir do ano lectivo de 2009/2010, o português será o segundo idioma na sua região, uma aposta que classificou como «estratégica».
As declarações do presidente do Governo da Estremadura espanhola foram proferidas após ter almoçado em São Bento com o primeiro-ministro, José Sócrates, e depois de já se ter encontrado com o Presidente da República, Cavaco Silva, e com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
«Em todos estes três encontros verifiquei uma enorme sintonia», sintetizou Guilhermino Vara em declarações aos jornalistas.
«Queremos dar um novo impulso na cooperação transfronteiriça, de forma a haver um projecto comum entre a Estremadura [espanhola], o Alentejo e a região Centro» de Portugal, especificou Guilhermino Vara.
Projecto arranca em 2009
Guilhermino Vara, adiantou que, a partir do ano lectivo 2009/2010, será lançado o projecto «para o ensino do português como segundo idioma» na sua região autónoma, a EXTREMADURA.
«É uma posição estratégica da Estremadura. O português será o nosso segundo idioma», frisou, antes de se referir à difusão do português também ao nível da comunicação social.
«Solicitámos que a RTP nos auxilie e que, através da televisão pública da Estremadura, se possa avançar com programação em português. Nesse plano estratégico, incluiremos também um processo de dupla sinalização, em espanhol e português, em edifícios públicos. Desejamos que se passe o mesmo do outro lado da raia», afirmou numa referência às zonas fronteiriças nacionais.
Em relação à linha de alta velocidade ferroviária, entre Lisboa e Madrid, o presidente do Governo da Estremadura manifestou-se optimista com o andamento do projecto e referiu-se em concreto à questão da estação Badajoz/Elvas.
«Desejamos que seja só uma estação. Não seria compreensível outra coisa e todos temos de fazer um esforço para que seja mesmo assim», advertiu.
Informação: Agência Lusa ."iol"

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Homenagem a Sá Carneiro-(28 Anos depois)

.


Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro, (Porto, 19 de Julho de 1934 — Camarate, 4 de Dezembro de 1980) foi um político português, fundador e líder do Partido Popular Democrático / Partido Social-Democrata, e ainda primeiro-ministro de Portugal, durante cerca de onze meses, no ano de 1980

Francisco Sá Carneiro faleceu na noite de 4 de Dezembro de 1980, em circunstâncias trágicas e nunca completamente esclarecidas, quando o avião no qual seguia se despenhou em Camarate, pouco depois da descolagem do aeroporto de Lisboa, quando se dirigia ao Porto para participar num comício de apoio ao candidato presidencial da coligação, o General António Soares Carneiro. Juntamente com ele faleceu o Ministro da Defesa, o democrata-cristão Adelino Amaro da Costa, bem como a sua companheira Snu Abecassis, para além de assessores, piloto e co-piloto.
Nesse mesmo dia, Sá Carneiro gravara uma mensagem de tempo de antena onde exortava ao voto no candidato apoiado pela AD.T
rês dias mais tarde, o General Eanes é reeleito para o seu segundo mandato presidencial..
Vinte e oito anos depois dos acontecimentos, contudo, continuam-se a existir duas teses relativas à sua morte: a de acidente (eventualmente motivado por negligência na manutenção de um avião que não era novo), ou a de atentado verificado como mais provavel (nesse último caso, desconhecendo-se quem o perpetrara e contra quem teria sido ao certo. -

PSD e CDS lembram Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa no 28º aniversário das suas mortes
(Lusa)- O fundador do PSD e ex-presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, sublinhou hoje(dia 3) o carácter "amável" e a "marca" que Francisco Sá Carneiro deixou na política portuguesa, na véspera do 28ª aniversário da sua morte.
"Esta data evoca sempre a trágica morte de Sá Carneiro, de Adelino Amaro da Costa e de António Patrício Gouveia (...)à medida que os anos passam e em vez de esquecido, Sá Carneiro vê a sua figura e o seu lado político sempre em grande destaque e por isso quero sublinhar a grande satisfação que sinto pela marca que deixou na política portuguesa, no PSD e para aqueles que partilham do ideário social-democrata", afirmou à Lusa Mota Amaral, que juntamente com Sá Carneiro fundou o Partido Popular Democrático (PPD) - mais tarde designado PSD.
"Recordo-o sempre como uma pessoa amável e como um amigo disponível para muitas lutas no campo político, sempre com o ideal de defender Portugal e a democracia", referiu o antigo presidente da Assembleia da República, acrescentando que vai estar presente na missa em memória de Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro, na Basílica da Estrela, em Lisboa.
Também a direcção do PSD anunciou hoje em comunicado que estará presente quinta-feira na missa em memória do fundador do PSD, que faleceu a 4 de Dezembro de 1980, quando o avião em que voava, a caminho de um comício no Porto, se despenhou em Camarate, nunca tendo sido provado se por acidente ou por sabotagem.
Já a academia Sá Carneiro, o gabinete de formação da Comissão Política Distrital do PSD/Porto, irá realizar uma sessão intitulada "PSD, História, Valores e Princípios", enquadrada na homenagem a Sá Carneiro.
De manhã tem lugar a deposição de uma coroa de flores na praça Francisco Sá Carneiro, no Porto, e à tarde, na Igreja das Antas, haverá uma missa em memória do antigo primeiro-ministro e líder da Aliança Democrática nos anos 80.
À noite, a academia organiza o visionamento de um filme sobre a vida e obra de Sá Carneiro, seguida de uma "sessão evocativa" presidida por Pedro Santana Lopes.
Por seu lado, o CDS-PP irá realizar na capela da sua sede uma missa em memória do fundador do partido democrata-cristão, Adelino Amaro da Costa, que viajava no mesmo avião com Sá Carneiro, seu amigo e colega de Governo - Amaro da Costa era ministro da Defesa na altura.
Lusa/fim

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

DADOS DA GREVE DE PROFESSORES-3 de Dezembro


(Clique na imagem)
Enviada por um Leitor

À TARDE:
Sindicatos dizem que 132 mil professores fizeram grevePlataforma confirma que foi «o maior protesto de sempre», com mais de 90% de adesão

Greve na Guarda, Leiria, Évora, Portalegre e FaroEm actualização: confira os dados da adesão nas escolas divulgados pelos sindicatos
.
Escolas encerradas ELVAS: EB2,3 nº2 Elvas EB1 Boa Fé JI Boa Fé EB1 Raposeira JI Raposeira EB1 Fontainhas JI Fontainhas EB1 Barbacena EB1 Santa Eulália EBI São Vicente EB1 Terrugem EB1 Vila Fernando JI Santa Eulália JI São Vicente JI Terrugem JI Vila Boim JI Vila Fernando
.
Outras Escolas do Distrito de Portalegre:
EB1 Carreiras EB1 Praceta EB1 Alagoa EB1 Fortios EB 2,3 José Régio 1º CEB e Pré-escolar do Agrupamento nº1 EB1 Gavião EB1 Belver EB1 Comenda EB1 Vale de Gaviões JI Comenda JI Moinho do Torrão JI Vale de Gaviões EB1 Castelo de Vide JI Castelo de Vide JI Povoa e Meadas EB1 Casa Branca JI Casa Branca JI Santo Amaro EB1 Cabeço de Vide JI Cabeço de Vide JI Fronteira EB1 nº1 Campo Maior EB1 Degolados JI Degolados EB1 Barulho JI Esperança EB1 Ervideira EB1 Galveias EB1 Longomel EB1 Tramaga EB1 Vale de Açor JI Ervideira JI Galveias JI Longomel JI Tramaga JI Vale de Açor JI Ponte de Sôr JI Vale do Arco EB1 Vale do Arco

DE MANHÃ :
A previsão dos sindicatos está a concretizar-se no terreno. Esta manhã, muitas escolas em todo o país encontram-se fechadas. De norte a sul, o cenário repete-se. Os nomes sucedem-se, num balanço ainda provisório, mas a Plataforma de Sindicatos fala em adesão «superior a 90 por cento».
Se tem fotos de escolas fechadas envie
para o e-mail do Portugal Diário e veja imagens de escolas já fechadas
No Porto estão fechadas escolas tão importantes como a Escola Gomes Teixeira, Clara de Resende e Irene Lisboa, enquanto a Fontes Pereira de Melo tem apenas dois professores a dar aulas. Também todo o agrupamento vertical Augusto Gil tem as portas encerradas, assim como a Aurélia de Sousa. 94 por cento em greve na Alexandre Herculano e na Ramalho Ortigão encontram-se apenas três professores em quarenta.
Mário Nogueira fala na «maior greve de sempre» Ministério diz que «maioria das escolas está com portas abertas»
No distrito de Coimbra o cenário é semelhante, com muitas escolas encerradas: EB 2,3 Alice Gouveia, Montemor-o-Velho, Secundária Cristina Torres (Figueira da Foz), EB 2,3 de Condeixa, Agrupamento de Escolas da Lousã, Agrupamento de Escolas Alice Gouveia e as maiores escolas do primeiro ciclo da cidade de Coimbra. No restante, a adesão é de cerca de 90 por cento, como acontece na Eugénio de Castro, Martim de Freitas e Secundária de Tábua.
Em todo o distrito de Lisboa há escolas encerradas, como acontece com a Secundária Gil Vicente ou a EB 2/3 dos Olivais. Nas outras há «adesão superior a 90%», explicou Manuel Grilo, da Fenprof. «Temos números superiores ao esperado, não só em Lisboa, mas em todo o país», frisou. Na Secundária Rainha D. Amélia, que normalmente não faz greve, «a adesão é de 89%», referiu a presidente do Conselho Executivo.
No Algarve também são muitas as escolas encerradas, revelando que o protesto vai de norte a sul.
Leia sobre este tema:
Centenas de escolas fechadas em todo o paísSindicatos apontam adesão à greve acima dos 90 por cento
Greve em Viseu e Castelo BrancoEm actualização: confira os dados da adesão nas escolas divulgados pelos sindicatos
Madeira: professores em greve apenas por solidariedadeModelo de avaliação foi suspenso na região, mas docentes também protestaram
Professores: a escola que contrariou a greveNa Amadora a presença de professores foi superior à ausência
Professores: Ministério admite alargar modelo simplificadoPode aplicar-se nos próximos anos, caso os sindicatos aceitem negociar
Greve na Grande Lisboa, Aveiro e BejaEm actualização: confira os dados da adesão nas escolas divulgados pelos sindicatos
Greve: portas abertas, mas muito poucas aulasOs sinais de greve são visíveis na capital. Mesmo que os portões estejam abertos não há alunos à vista
A melhor professora do país está a fazer greveJacinta Moreira não compareceu na Escola Secundária Carolina Michaëlis
Greve na Guarda, Leiria, Évora, Portalegre e FaroEm actualização: confira os dados da adesão nas escolas divulgados pelos sindicatos
«O nosso professor não faltava há 12 anos e hoje faltou»Alguns alunos nem foram à escola, porque já sabiam que não iam ter aulas. Os que foram, compreendem as razões dos docentes e estão solidários com eles
Melhor escola do país com «greve histórica»Escola Secundária Infanta D.Maria, em Coimbra, teve paralisação total no primeiro tempo de aulas
Greve: casa dos avós substitui escolaAdesão em Évora com níveis também muito elevados
Greve em Coimbra e no PortoEm actualização: confira os dados da adesão nas escolas divulgados pelos sindicatos
«Estou a perder dinheiro, mas estou em greve»Professores dizem que não podem continuar calados e aderiam em força à greve. Nas escolas, quase não há aulas. Os alunos ficam satisfeitos. O transtorno maior parece ser para os pais

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Professores em Greve / dia 3 de Dezembro

.
(Clique) SociedadeProfessores preparam-se para «a maior greve de sempre»

EDUCAÇÃO /AVALIAÇÃO DE PROFESSORES
Por:José Júlio Cabaceira ( Texto com base na posição oficial do PSD)
(Tema Publicado no Jornal" Linhas de Elvas)

A Educação em Portugal tem sido palco de uma iluminação ténue, com actores-decisores aventureiros, que ousam afirmar-se pela força da máquina tecnológica da informação.
A actual Ministra da Educação, doutorada em Sociologia, tenta levar, in extremis, a aplicação de um Modelo Social Escolar que assenta na desintegração da estrutura da Escola e da Sociedade, lançando todos contra todos: Alunos, Pais, Professores e Funcionários.” Se o Governo suspendesse a avaliação de Professores seria uma vergonha”, palavras da Sra. Ministra que explicitam a determinação da aplicação do Modelo para uma Escola Não inclusiva.
O Modelo em vigor está desfocado da realidade, assenta em princípios inadequados, injustos, burocráticos e complexos, criando uma enorme perturbação nas Escolas e nas Famílias, desviando os Professores da sua função essencial. A Avaliação de Docentes tem de procurar a efectiva valorização do mérito, devendo, por isso, pôr-se fim às quotas administrativas e à divisão da Carreira Docente, iníqua e geradora de injustiças, entre Professores Titulares e Professores que acabam por ser classificados de segunda.
A maioria dos Professores mostra-se satisfeita com a profissão pela qual enveredou, mas queixa-se do seu trabalho ser constantemente arpoado e burocratizado, não dando margem para a estimulação de uma elasticidade criativa ensino/aprendizagem. Por outro lado, a Escola não pode assentar a sua relação com os Alunos em premissas Governativas que permitam valorizar os alunos medíocres e faltosos a troco de um menor acompanhamento daqueles mais promissores e brilhantes. Nivelar por baixo para o sucesso estatístico do Quadro Educacional do País é o tiro certeiro para comprometer aqueles estudantes que se destacam pela sua perseverança, empenho e dedicação das suas tarefas académicas. O Conceito de Educação mais vulgarmente atribuído à Sociologia é o de *Emile Durkheim no qual se diz que "...a educação consiste numa socialização metódica da nova geração pelas gerações adultas... tendo em vista realizar um certo ideal de homem.”.
Posto isto, longe, muito longe deste Conceito está o Autismo que a Educação está a viver presentemente em Portugal.

*Émile Durkheim(1858-1917)- Nasceu em França.É considerado um dos pais da Sociologia Moderna.

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .