quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os bons e os maus
Já há mais jornalistas a contas com a justiça por causa do Freeport do que houve acusados por causa da queda da ponte de Entre-os-Rios. Isto diz muito sobre a escala de valores de quem nos governa.
Chegar aos 35 anos do 25 de Abril com nove jornalistas processados por notícias ou comentários com que o Chefe do Governo não concorda é um péssimo sinal. O Primeiro-ministro chegou ao absurdo de tentar processar um operador de câmara mostrando que, mais do que tudo, o objectivo deste frenesim litigante é intimidar todos os que trabalham na comunicação social independentemente das suas funções, para que não toquem na matéria proibida. Mas pode haver indícios ainda piores. Se os processos contra jornalistas avançarem mais depressa do que as investigações do Freeport, a mensagem será muito clara. O Estado dá o sinal de que a suspeita de haver membros de um governo passíveis de serem corrompidos tem menos importância do que questões de forma referentes a notícias sobre graves indícios de corrupção. Se isso acontecer é a prova de que o Estado, através do governo, foi capturado por uma filosofia ditatorial com métodos de condicionamento da opinião pública mais eficazes do que a censura no Estado Novo porque actua sob um disfarce de respeito pelas liberdades essenciais. Não havendo legislação censória está a tentar estabelecer-se uma clara distinção entre "bons" e "maus" órgãos de informação com advertências de que os "maus" serão punidos com inclemência. O Primeiro-ministro, nas declarações que transmitiu na TV do Estado, fez isso clara e repetidamente. Pródigo em elogios ad hominem a quem não o critica, crucifica quem transmite notícias que lhe são adversas. Estabeleceu, por exemplo, a diferença entre "bons jornalistas", os que ignoram o Freeport, e os "maus jornalistas" ou mesmo apenas só "os maus", os que o têm noticiado. Porque esses "maus" não são sequer jornalistas disse, quando num exercício de absurdo negou ter processado jornalistas e estar a litigar apenas contra os obreiros dos produtos informativos "travestidos" que o estavam a difamar. E foi num crescendo ameaçador que, na TV do Estado, o Chefe do Governo admoestou urbi et orbi que, por mais gritantes que sejam as dúvidas que persistem, colocar-lhe questões sobre o Freeport é "insultuoso", rematando com um ameaçador "Não é assim que me vencem". Portanto, não estamos face a um processo de apuramento de verdade. Estamos face a um combate entre noticiadores e noticiado, com o noticiado arvorando as armas e o poder que julga ter, a vaticinar uma derrota humilhante e sofrida aos noticiadores. Há um elemento que equivale a uma admissão de culpa do Primeiro-Ministro nas tentativas manipulatórias e de condicionamento brutal da opinião pública: a saída extemporânea de Fernanda Câncio de um painel fixo de debate na TVI sobre a actualidade nacional onde o Freeport tem sido discutido com saudável desassombro, apregoa a intolerância ao contraditório.
Assim, com uma intensa e pouco frequente combinação de arrogância, inabilidade e impreparação, com uma chuva de processos, o Primeiro Ministro do décimo sétimo governo constitucional fica indelevelmente colado à imagem da censura em Portugal, 35 anos depois de ela ter sido abolida no 25 de Abril.

Mário Crespo

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Eleições Europeias: Distrito de Portalegre

.
CAMPANHA PARA AS EUROPEIAS COMEÇOU OFICIALMENTE
Acompanhe a acção do PSD no Distrito e no País:

http://portalegreportadaeuropa.blogspot.com/

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Elvas: Processo da Água na Procuradoria - Geral da República

PSD Elvas: Solicita Intervenção da Procuradoria – Geral da República

A Câmara de Elvas, conjecturou uma série de irresponsabilidades políticas ferindo os princípios da transparência e da ampla participação dos Cidadãos, dando azo a um forte espectro de suspeição por parte dos munícipes e dos partidos da oposição no referente à concessão da gestão da água.

Porque é que dois de três elementos do Júri nomeado (Engº Mário Baptista e Arquitecta Maria José) para acompanhar o processo para a concessão da água se demitiram? Porque é que o Executivo Municipal não respondeu ao PSD sobre o pedido de esclarecimento solicitado em Maio de 2008 : “Há ou não incompatibilidade sobre a dualidade de papéis do Engº. Cláudio Carapuça “Membro integrante da Assembleia Municipal que Votou a favor da Concessão da água a privados e, mais tarde nomeado membro do segundo Júri Selectivo “?

Considera o PSD, que o Executivo Elvense não respeitou o Estatuto do Direito de Oposição e nunca deu os devidos esclarecimentos, tanto aos partidos como à população.

Assim sendo, deliberou a Comissão Política do PSD, solicitar a intervenção da Procuradoria-Geral da República, para indagar se o processo que levou à concessão da gestão da água no Município de Elvas respeitou toda tramitação exigida, sobretudo, nas questões acima mencionadas.

A Comissão Política do PSD

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Processo da Água: Continua a turvar a democracia de Rondão Almeida


A TRANSPARÊNCIA TURVA:
JÁ PASSOU UM ANO E RONDÃO ALMEIDA NUNCA RESPONDEU À PERGUNTA DO PSD (Clique na imagem)

Lembrar-se-ão da demissão de dois elementos do Júri do Primeiro Concurso da Água:Arquitecta Maria José e EngºMário Baptista;
Lembrar-se-ão do Engº Cláudio Carapuça votar a favor da concessão da água a privados na qualidade de membro da Assembleia Municipal e, mais tarde vir a fazer parte integrante do Segundo Júri Selectivo do Concurso.
O PSD, pediu eslarecimentos por escrito à Autarquia sobre a possível incompatibilidade do Engº Cláudio Carapuça em ser: Votante e Júri.

ONDE ESTÁ O DIREITO DE RESPOSTA ?
ONDE ESTÁ A TRANSPARÊNCIA DO EXECUTIVO?
EXECUTIVO TERÁ MEDO DE ALGUMA COISA?

O PSD, relembra que todo este processo da Concessão da água a privados nasceu inquinado e levantou grandes dúvidas aos elvenses sobre a transparência do mesmo.Neste sentido, alerta-se toda a população para estar atenta à sua factura da água e às possíveis alterações nos serviços inerentes que eventualmente prejudiquem os consumidores.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Caso Magalhães:Sócrates pede desculpa

Partido Socialista "assalta" escola de Castelo de Vide
Campanha Promocional do Partido Socialista deu barraca em Castelo de Vide e tornou-se em mais um caso Nacional.

A contestação de Pais, professores e partidos políticos foi tanta, que Sócrates foi forçado a formalizar um pedido de desculpas à sua maneira. ( Clique na imagem texto)

sábado, 9 de maio de 2009

Oposição tem direitos

.
ESTATUTO DO DIREITO DE OPOSIÇÃO
Lei n.º 24/98 – de 26 de Maio

Artigo 3º
Titularidade
1 - São titulares do direito de oposição os partidos políticos representados na Assembleia da República e que não façam parte do Governo, bem como os partidos políticos representados nas assembleias legislativas regionais e nos órgãos deliberativos das autarquias locais e que não estejam representados no correspondente órgão executivo.

2 - São também titulares do direito de oposição os partidos políticos representados nas câmaras municipais, desde que nenhum dos seus representantes assuma pelouros, poderes delegados ou outras formas de responsabilidade directa e imediata pelo exercício de funções executivas.

Artigo 4º
Direito à informação
1 - Os titulares do direito de oposição têm o direito de ser informados regular e directamente pelos correspondentes órgãos executivos sobre o andamento dos principais assuntos de interesse público relacionados com a sua actividade.
2 - As informações devem ser prestadas directamente e em prazo razoável, aos órgãos ou estruturas representativas dos partidos políticos e demais titulares do direito de oposição.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

"Aguada"A Transparência de Rondão Almeida.

A Pergunta que Rondão Almeida nunca Respondeu. Haverá Gato?
O PSD, vem por este meio condenar a forma camuflada como a Autarquia Elvense omitiu a informação aos munícipes de que a partir do dia 1 de Maio a concessão e exploração da água em baixa passaria a ser da responsabilidade da nova empresa privada Aquelvas.O PSD, relembra que todo este processo da Concessão da água a privados nasceu inquinado e levantou grandes dúvidas aos elvenses sobre a transparência do mesmo.Neste sentido, alerta-se toda a população para estar atenta à sua factura da água e às possíveis alterações nos serviços inerentes que eventualmente prejudiquem os consumidores.
Lembrar-se-ão da demissão de dois elementos do Júri do Primeiro Concurso da Água:Arquitecta Maria José e EngºMário Baptista;
Lembrar-se-ão do Engº Cláudio Carapuça votar a favor da concessão da água a privados na qualidade de membro da Assembleia Municipal e, mais tarde vir a fazer parte integrante do Segundo Júri Selectivo do Concurso.
O PSD, pediu eslarecimentos por escrito à Autarquia sobre a possível incompatibilidade do Engº Cláudio Carapuça em ser: Votante e Júri. (Clique na imagem acima)
JÁ PASSOU UM ANO (Maio )SOBRE ESTA PERGUNTA AO EXECUTIVO ELVENSE.
ATÉ HOJE NUNCA HOUVE RESPOSTA.
ONDE ESTÁ O DIREITO DE RESPOSTA AO ABRIGO DO ESTATUTO DA OPOSIÇÃO?
Haverá Gato?

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Elvas: Parques de Estacionamento sem informação/ gera confusão


A Falta de Informação nos Parques de Estacionamento (Antigo Mercado e Shall) gera alguma confusão aos Utentes de ocasião.

Assim, após as 19 horas (2ª a 6ª Feira) o Parqueamento é gratuito e no entanto as cancelas continuam " baixas", sendo apenas accionadas mediante a retirada do TICKET, embora este seja gratuito.
Os utentes menos Habitués esbarram com as cancelas (no período das borlas) e nenhuma informação escrita no local indica qual o procedimento a seguir.
Lança-se um Alerta à Câmara Municipal de Elvas para corrigir esta lacuna informativa.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sócrates é um Homem de Circo: Manuela Ferreira Leite pode trazer seriedade à política

.






Manuela Ferreira Leite pode trazer à política portuguesa uma coisa essencial: SERIEDADE
Entrevista de Medina Carreira - RCP/CM
(Clique: veja e oiça a entrevista)
O Ensino em Portugal é uma intrujice
António Guterres era Palavreado
José Sócrates é um Homem de Circo desde a primeira hora
O Presidente da República não quer ser levado na enchurrada da desgraça e "acordou"
Se continuamos a fazer auto-estradas daqui a 10 ou 15 anos temos um problema gravíssimo
Um Português produz 100 e gasta 110

terça-feira, 5 de maio de 2009

Elvas: Prepara o Futuro próximo

COLIGAÇÃO MUDE ( PSD/CDS/ Independentes) Sinal MAIS
Esta Semana os Elvenses estão a receber nas suas Casas um Manifesto programático do Candidato da Mudança: Dr António Simão das Dores.
Esta aproximação Verdadeira aos cidadãos é o primeiro de muitos passos comuns em torno de um Futuro Conjunto. ( Clique nas Imagens)




.
.
Atenciosamente contacte-nos em:
ou Apartado 414,7350-Elvas
O MEDO E O CENTRALISMO QUE SE VIVE NA NOSSA TERRA TÊM COLOCADO OS ELVENSES FORA DAS GRANDES QUESTÕES DO DESENVOLVIMENTO PARTICIPADO

domingo, 3 de maio de 2009

António Dores:Um Homem de grande Visão para Elvas

EDIÇÃO 3015 (30 de Abril)
António Simão Dores é o cabeça de lista da coligação MUDE - Mudança para o Desenvolvimento de Elvas que junta o PSD, o CDS/PP e Independentes na candidatura conjunta à Câmara Municipal de Elvas nas eleições autárquicas deste ano.(Linhas de Elvas)
"Sinto que há medo em Elvas"
LEIA A GRANDE ENTREVISTA NO "Linhas" Publicada na 5ª Feira, dia 30 de Abril.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .