sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Apanhado a Gravar conversa informal de Jornalistas

.
Aconteceu no Ministério da Educação. Uma conversa informal de jornalistas foi gravada por um funcionário do Ministério da Educação, noticia o jornal Público. Os jornalistas aguardavam as declarações do secretário de Estado, depois de reuniões com os sindicatos dos professores, quando o funcionário gravou as conversas sem pedir autorização.
Segundo o jornal, quando foi interpelado, o homem alegou que usava «as mesmas armas» dos jornalistas. O ministério da Educação já teve conhecimento do caso, mas alega que a intenção era gravar as declarações do governante.
Fonte: TVI 24 "iol"

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PSD exige Ministro no Parlamento

O PS viabilizou esta quarta-feira um requerimento do PSD para que o ministro da Economia, Vieira da Silva, explique no Parlamento o que quis dizer quando referiu que havia «espionagem política» no caso Face Oculta.
(clique )
Ministro vai explicar «espionagem política»
Fonte: iol TVI 24

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PSD: Professores " vencem " PS três anos depois


Pedro Duarte na AR:
"acabou a avaliação da carreira docente e haverá um novo modelo de avaliação"
(Veja as imagens da Assembleia da República)
http://www.psd.pt/?idc=204&idi=138537

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

"ETARES". Onde estão ?!

Águas residuais:
Comissão Europeia ameaça levar Portugal e mais quatro países a tribunal
Bruxelas exige uma acção imediata de Portugal no tratamento das águas residuais em aglomerações menores. A Comissão Europeia advertiu esta sexta-feira, formalmente, que poderá levar o país a tribunal se a situação não for corrigida com prontidão. A advertência por escrito, do executivo comunitário, vale para Portugal, mas também para a Bélgica, Luxemburgo, França e Alemanha.
«Não tratar as águas residuais urbanas pode pôr em perigo a saúde dos cidadãos e do ambiente europeu. (...) O incumprimento desta legislação por parte dos Estados-membros é inaceitável. Apelo a uma acção imediata que corrija a situação», diz Stavros Dimas, comissário europeu responsável pelo Ambiente, citado pela Lusa.
Nos termos da Directiva Tratamento de Águas Residuais Urbanas, os Estados-membros deviam ter instalado infaestruturas de recolha e tratamento de água nas zonas com população entre 2 mil e 15 mil habitantes, o mais tardar até 31 de Dezembro de 2005.
A Comissão Europeia alerta que as águas residuais não tratadas podem estar contaminadas com bactérias e vírus perigosos, e representam por isso um perigo para a saúde pública.
Bruxelas poderá vir a apresentar uma acção no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, no Luxemburgo, numa fase posterior do processo agora iniciado.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Alerta aos Municípios: ASAE chumba Parques de Recreio

Foto:Público
Com a entrada em vigor a Nova Legislação Complementar sobre: instalação e medidas de Segurança das infra-estruturas de Recreio Públicas (Parques de Recreio e jogos....), conforme
Diário da República, 1.ª série — N.º 96 — 19 de Maio de 2009 ... , muitas Autarquias tutelares desse tipo de infra-estruturas se forem fiscalizadas pela a entidade competente (ASAE ), serão forçadas a reformular ou encerrar esses espaços.Veja-se o caso recentemente noticiado sobre a Câmara de Oeiras.
Conforme palavras da ASAE, sobre o assunto "não compete a este organismo dizer se a Lei está bem ou Mal. Compete-nos sim, fazer aplicar a Lei"

domingo, 15 de novembro de 2009

O País de Sócrates: EscutasGATE; FreeportGATE,IndependenteGATE...


Escutas a Vara e Sócrates destruídas
A Procuradoria-Geral da República quebrou na tarde deste sábado o silêncio e divulgou um comunicado referente ao processo Face Oculta e às escutas que envolvem o primeiro-ministro, José Sócrates. O PGR confirma que o STJ ordenou a destruição de seis escutas ao PM, mas adianta que há ainda uma decisão a tomar sobre mais cinco escutas.
Segundo o documento enviado às redacções, em seis das escutas onde intervinha o primeiro-ministro «existiam indícios da prática de um crime de atentado ao Estado de Direito», considerou o procurador coordenador do DIAP de Aveiro e o juiz de instrução criminal, no entanto, este não foi o entendimento do PGR e do Supremo Tribunal de Justiça que mandou destruir os documentos.
«No despacho do Senhor Procurador Coordenador do DIAP de Aveiro e no despacho do Senhor Juiz de Instrução Criminal sustentava-se que existiam indícios da prática de um crime de atentado ao Estado de Direito», lê-se no comunicado.
Fonte: Portugal Diário "Iol"
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
O Caso WATERGATE Estados Unidos da América
Fonte: Wikipédia ).
Caso Watergate - Wikipédia, a enciclopédia livre
O jornal Washington Post noticiava na primeira página o assalto do dia anterior à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, na capital dos Estados Unidos. Durante a campanha eleitoral cinco pessoas foram detidas quando tentavam fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Fim da 1ª classe para os deputados e as «férias» no Dubai


Desde esta quarta-feira os deputados portugueses vão deixar de viajar em primeira classe ou de poder desdobrar bilhetes em executiva, para poderem levar consigo um acompanhante. O impulsionador desta alteração ao regulamento interno do Parlamento foi o próprio presidente da Assembleia da República. De acordo com o jornal «Público», a gota de água que esgotou a paciência de Jaime Gama foi uma viagem a Adis Abeba, na última Páscoa, por causa da União Interparlamentar. Mais precisamente as escalas de regresso desenhadas por parte da delegação.
O incidente, que ficou conhecido como as «férias no Dubai», não se trata de um ilícito ou de uma ilegalidade. Mas, segundo o jornal, «irritou» Gama. O suficiente para que as regras tenham sido mudadas.
Segundo relata o «Público», as reuniões da União Interparlamentar, na Etiópia, realizaram-se entre 4 e 10 de Abril. A representação portuguesa era formada pela secretária-geral da Assembleia da República, Adelina Sá Carvalho, e ainda pelos deputados Rui Vieira, Rosa Albernaz, Miguel Relvas, Miguel Ginestal, Duarte Pacheco e Leonor Coutinho.
A viagem da primeira, que partiu de Lisboa no dia 2 e regressou dia 9 (depois de terminarem as reuniões dos secretários-gerais), com escala em Frankfurt, custou ao Parlamento 3312,36 euros, de acordo com o «Público» - metade das viagens dos deputados (7644,34 euros), já que a secretária-geral não tem direito a viajar em primeira classe nem a desdobramento de viagem.
Já o regresso dos deputados realizou-se de forma diversa. Rui Vieira e Rosa Albernaz viajaram dia 9 e 10 respectivamente. Mas os restantes decidiram prolongar o percurso.
Joaquim Couto explicou ao «Público» que partiu para o Dubai no dia 10 e seguiu para Omã com a esposa. O deputado disse ao jornal que foi tudo feito com «muita transparência», já que «quem quisesse prolongar [a viagem] pagava as suas despesas».
Os restantes quatro deputados, também foram para Dubai no dia 10 e, como só tinham avião para a escala seguinte, Munique, na manhã seguinte, passaram a noite na cidade. Mas a estadia prolongou-se e decidiram passar mais uma noite. O regresso a Lisboa aconteceu apenas no dia 12, tendo os encargos deste prolongamento sido pagos por cada um dos parlamentares.
...
Os partidos com assento parlamentar aprovaram, esta quarta-feira, por unanimidade, o projecto de resolução proposto pelo presidente da Assembleia da República e acordado em conferência de líderes parlamentares, que põe fim às duplicações nas viagens aéreas de deputados. Antes da votação, o deputado do PSD José Luís Arnaut pediu a palavra para sugerir ao plenário a reversão das «milhas» ganhas em cada viagem para uma «Organização Não Governamental (ONG) ou qualquer instituição de solidariedade que venha a ser considerada pela Assembleia». «Custa-me verdadeiramente que nós dêmos este benefício conscientemente às companhias aéreas (...) Ao não darmos estes milhas a qualquer ONG ou instituição estamos a beneficiar as companhias aéreas portuguesas ou estrangeiras», acrescentou.
O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, adiantou que a proposta de Arnaut fora discutida na conferência de líderes e que foi decidido «abolir primeiro» a duplicação, que permitia, por exemplo, trocar um bilhete de primeira classe por dois de turística.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O que pensa uma criança de 6 anos de Sócrates e do País


PORTUGAL DOS PEQUENINOS
(ANTENA 1)- 10 de Novembro
Oiça até ao fim.
Simplesmente a opinião de uma criança.Dá que pensar...
(Clique)
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=3803&e_id=&c_id=1&dif=radio&hora=16:12&dia=10-11-2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sondagem:Marcelo vence em todos os confrontos


De acordo com uma sondagem do «Correio da Manhã»/«Aximage» divulgada, este domingo, o único candidato até ao momento à liderança do partido social-democrata, Pedro Passos Coelho, perde apenas, contra Marcelo Rebelo de Sousa.
Numa sondagem realizada entre os dias 3 e 6 de Novembro em pleno debate do Programa do Governo, a maioria dos inquiridos, cerca de 56,5 por cento Marcelo Rebelo de Sousa é o melhor colocado, contra 34 por cento que vêm Passos Coelho como a alternativa correcta.
Numa altura em que os sociais-democratas aguardam a marcação de eleições directas e o esclarecimento de candidaturas à sucessão de Manuela Ferreira Leite, Marcelo Rebelo de Sousa vence todos os confrontos com os possíveis candidatos a líder do partido: Passos Coelho, Paulo Rangel, Rui Rio ou Marques Mendes.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Elvas: Quem fala em Surpresa ?!


Já circulava nos meios Elvenses de que Eurico Candeias era dado com um tachito na Câmara Municipal de Elvas caso, Rondão Almeida ganhásse as eleições. Tal e qual,


Nada de Surprendente por Cá e por Quem.

Segundo o JL de Elvas"De acordo com o ex-autarca, o convite foi feito pelo próprio presidente da edilidade elvense, de ter terminado o seu mandato de vereador, Eurico Candeias vai manter-se na Câmara Municipal de Elvas, agora como secretário de João Vintém. "
.
Obs:
O COMENTÁRIO RECEBIDO FAZ ALERTA SOBRE UM OUTRO ASSUNTO
Naturalmente publicamos esta preocupação do Leitor.
Já vai para uma semana que alguns candeeiros de rua no olival das caldelas estão sem luz. Agradecia-se a quem de direito que os manda-se reparar. Obrigado.
9 de Novembro de 2009 12:01(Anónimo)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Professores e partidos contra Governo PS


Oposição insiste em parar avaliação de professores Fonte Jornal "Público"3/Nov/
Da esquerda à direita, os partidos da oposição respondem no mesmo tom às declarações de hoje do ministro dos Assuntos Parlamentares: sem a suspensão do actual modelo não é possível construir outro.
Luís Efigénio (arquivo)
Jorge Lacão disse hoje, em declarações à TSF, que suspender o modelo de avaliação de desempenho de professores está fora de questão. O ministro afirmou que o Governo apenas está disponível para fazer alterações ao modelo. No caso de os partidos da oposição se unirem para suspender o actual modelo, Jorge Lacão considera que se abre uma “querela jurídico-constitucional”. O deputado do PSD Pedro Duarte considera que as palavras do ministro mostram que o Governo “continua a querer impor a sua posição” como se tivesse maioria absoluta. O social-democrata defende a suspensão do actual modelo e a sua substituição por outro.Quanto a uma eventual querela jurídico-constitucional, Pedro Duarte atribui essas declarações à falta de argumentos políticos do ministro para defender as suas posições. “Como é que há uma solução de compromisso sem suspender o actual processo?”, questiona o deputado do CDS-PP Nuno Magalhães, considerando que o ministro dos Assuntos Parlamentares está a passar por cima das competências da ministra da Educação, Isabel Alçada. Para o deputado comunista Miguel Tiago, a falta de disponibilidade do Governo para colocar um ponto final no actual modelo “terá de ser contornada com uma convergência parlamentar no sentido de suspender”. Questionado sobre a querela jurídico-constitucional de que fala Jorge Lacão, Miguel Tiago usou a ironia:“Não conseguimos desvendar o conteúdo e o significado muito profundo dessas palavras”. A deputada bloquista Ana Drago também considerou que as palavras de Jorge Lacão mostram que se “mantém a arrogância” do Governo. “É preciso colocar um ponto final neste modelo e com diálogo iniciar uma nova era”, disse a deputada do BE, partido que esta tarde apresenta um projecto-de-lei sobre o estatuto da carreira docente.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PSD: Marcelo Rebelo de Sousa apontado para líder

Fonte: Portugal Diário Iol

» «Marcelo é o melhor candidato possível a primeiro-ministro»

O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel esclareceu que não vai entrar na corrida pela liderança do PSD e apontou Marcelo Rebelo de Sousa como o nome ideal para o cargo.
«Digo aqui, peremptoriamente, que não estou nessa corrida», disse Rangel no programa «Grande Entrevista» da RTP, dizendo que «não faria sentido ser candidato à liderança deixando o Parlamento Europeu».
O antigo líder parlamentar do PSD disse que para a corrida à liderança do partido «há vários nomes possíveis». «O que é eu destaco é o de Marcelo Rebelo de Sousa», acrescentou depois.
Paulo Rangel afirmou ainda que os sociais-democratas não podem «desperdiçar a oportunidade» de ter como líder alguém com as «qualidades» de Marcelo Rebelo de Sousa, que descreveu como «o melhor líder da oposição» que o Portugal teve.
Relvas também quer Marcelo
Já Alexandre Relvas disse à Renascença que os apoiantes de Marcelo devem mobilizar-se e «criar condições» para que o professor avance para a liderança do PSD.
«Julgo que ele não está à espera de uma vaga de fundo, mas é natural que tenha uma expectativa de ter um apoio generalizado no âmbito do partido», declarou.
O presidente do Instituto Sá Carneiro considera que Marcelo Rebelo de Sousa é hoje «o militante do PSD melhor colocado para ser presidente do partido», devido à sua «credibilidade e popularidade», dentro e fora do partido.
E Arnaut não foge à «regra»
O dirigente e deputado do PSD José Luís Arnaut defendeu igualmente, na SIC Notícias, que Marcelo Rebelo de Sousa deve liderar o PSD.
«Um partido que tem um valor como Marcelo Rebelo de Sousa não se pode dar ao luxo de o desperdiçar», disse José Luís Arnaut.
«O nosso projecto tem de ser federador. Quem é que é, de todos, aquele que consegue federar e mobilizar o partido? Há um único militante que eu entendo que o pode fazer e que tem condições para o fazer e que é um activo para o país. Não é um activo para o PSD, é um activo para o meu país. É Marcelo Rebelo de Sousa», acrescentou.

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .