terça-feira, 29 de junho de 2010

João Maria Barradas é o Novo Presidente da Concelhia

Decorreram (ontem) dia 28 de Junho as eleições para o biénio 2010/2012 do PSD Elvas.
Foi sufragada e eleita a única Lista concorrente:

MESA DA ASSEMBLEIA
Presidente: José Júlio Cabaceira
Vice-Presidente: Maria Angelina Rei Flor Claro Nunes
Secretário: Maria Alice Madeira Dias de Deus

COMISSÃO POlÍTICA
Presidente : João Maria de Passos e Sousa Barradas
Vice-Presidente: João josé Cavalheiro Pinheiro
Tesoureiro: Francisco António Pedro Saldanha
Vogais: José Orlando Pires Dores, Joaquim António Pinto Cordeiro, Marilinda de Jesus Marques Gravito Martins e Carlos Alberto Balsinhas Damião

Hoje, dia 29 o Presidente eleito, Engº João Maria Barradas, fez as suas primeiras declarações à Rádio Elvas. (clique)

http://radioelvas.podomatic.com/player/web/2010-06-29T08_37_35-07_00

domingo, 27 de junho de 2010

PSD Elvas: Eleições (28 de Junho; 2ªfeira)



Os actuais Órgãos do PSD Elvas terminaram o seu mandato e, naturalmente foram marcadas eleições para dia 28 de Junho, conforme convocatória publicada no POVO LIVRE a 26 de Maio.


Os militantes são agora chamados a constituirem-se em listas e a exercer o seu Dever: Votar e servir o PSD e o Concelho.


Para os Órgãos cessantes resta o sentimento de dever cumprido no mandato.Foram feitas dezenas de intervenções e acções politicas, atravessámos vários actos eleitorais e estivémos sempre presentes dando o nosso melhor.Infelizmente para os Elvenses e em particular para os simpatizantes e militantes do PSD, o resultado eleitoral autárquico ficou aquém das nossas reais expectativas, seja entre 2 a 4 Vereadores e 4 a 5 Juntas de Freguesia. Pois bem, nem os resultados do intervalo mínimo foram atingidos. Foram várias as conjunturas que levaram a este insucesso.Dirão uns, as escolhas não foram as melhores; dirão outros, não deviam ter concorrido coligados; outros ainda, com gente do PSD a vender-se ao adversário político PS por uma bagatela de interesses pessoais ....que esperavam!!!


Independentemente das interpretações e análises, os Órgãos do PSD cessantes, nunca perderam o Rumo, a Verticalidade e a Ética Política para SERVIR e não SE SERVIR.

A Comissão Política do PSD

A Mesa da Assembleia

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Posição do PSD nas SCUT´s "Chumbo dos chips"


Três requisitos: universalidade, equidade e transparência nos critérios – O PSD sublinhou hoje que a posição do partido relativamente ao processo de introdução de portagens nas SCUT dependerá – O PSD sublinhou hoje que a posição do partido relativamente ao processo de introdução de portagens nas SCUT dependerá sempre da observância pelo Governo dos princípios da “universalidade, equidade e transparência de critérios”.

Em declarações à agência Lusa, o vice presidente social democrata Marco António Costa adiantou que a Comissão Política Nacional do partido aprovará hoje uma “proposta em concreto, metodológica” – cujo conteúdo se escusou a antecipar - sobre o processo de introdução de portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador.

“O PSD afirma o que sempre afirmou em relação a isto: exige que haja um princípio de universalidade, isto é, não podem haver portagens exclusivamente para uma região do país, tem que haver um princípio nacional aplicado a todo o país, um princípio de equidade no esforço que é pedido aos portugueses e transparência nos critérios”, declarou.

Rejeitando a existência de negociações entre o PSD e o Governo relativamente ao processo – “são completamente falsas as notícias em volta de uma possível negociação do PSD sobre este tema”, enfatizou -, Marco António insistiu na intransigência social democrata relativamente aos princípios.

“O que exigimos ao Governo é o cumprimento destes três requisitos: universalidade, equidade e transparência nos critérios. E isso é que garantirá que não exista uma situação de sentimento generalizado de injustiça e obviamente uma atitude de revolta das pessoas relativamente a esta medida governativa”

E acrescentou: “A nossa posição é de completa firmeza de não cedermos neste princípios que estamos aqui a elencar (…) sem o cumprimento destes três requisitos estamos perante uma medida injusta, que incorpora desequilíbrios e sectarismos e que o PSD rejeita liminarmente”.

Marco António condenou o que considera ser uma “falta de transparência nos critérios” em que o executivo se baseou para introduzir as portagens e os “métodos que pretende utilizar para a cobrança das portagens”, que têm merecido “as maiores reservas do PSD”.

“O Governo sofre de uma teimosia doentia relativamente a algumas matérias que não são benéficas e comportam uma injustiça na forma como se comporta o Governo”, comentou.

Na quinta feira são discutidos na Assembleia da República projetos de lei do PSD, CDS, BE e PCP relativos à revogação dos decretos governamentais que instituem o sistema de identificação eletrónica de veículos e o dispositivo eletrónico de matrícula.

A partir de 01 de julho, os utentes passam a pagar portagens nas novas autoestradas do Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral, que apenas têm sistema eletrónico de cobrança de portagens.

O dirigente social democrata escusou-se a adiantar a posição do PSD na quinta feira, remetendo para a proposta com os “princípios fundamentais” a aprovar hoje pelo partido.

in Lusa, 22 de Junho de 2010
Veja discussão e votação na Assembleia da República (5ªFeira)
http://economico.sapo.pt/noticias/parlamento-chumba-chips-e-adia-portagens-nas-scut_92931.html

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A prolemática da Água em ELVAS continua acesa


Leitor e Administrador do Blog (clique)
http://zedemelro.blogspot.com/ envia-nos a seguinte mensagem:

"Na minha perspectiva não se deve sacrificar o princípio da actualização do preço com base na inflação, mais tratando-se de um bem (ou serviço) essencial.

Por que razão tem que haver relação entre o preço em "alta" e o preço ao consumidor?
A AQUAELVAS não deveria ter assumido o risco empresarial do aumento de preço em "alta"?
E sa a água em "alta" descesse o consumidor pagaria menos?
Não pode a AQUAELVAS reduzir a sua margem empresarial e suportar o aumento de preço sem o reflectir no consumidor final? "

sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago: Português do Mundo


Biografia (Fonte:Expresso)

Pedro Passos Coelho recebeu a notícia da morte de José Saramago com «profunda consternação», destacando a «obra literária intemporal» do escritor e Nobel português.
«Foi com profunda consternação e pesar que recebi a notícia da morte do escritor José Saramago, um dos vultos mais destacados da cultura portuguesa contemporânea. Nobel da Literatura em 1998, José Saramago deixa uma obra literária intemporal. Com o seu desaparecimento, Portugal fica mais pobre», refere Passos Coelho, numa nota enviada à Agência Lusa.
«À família do escritor deixo, em meu nome e em nome do Partido Social Democrata, os mais sinceros votos de condolências», acrescenta.
José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, faleceu hoje aos 87 anos na sua casa na ilha espanhola de Lanzarote.
portugaldiário

segunda-feira, 14 de junho de 2010

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Olivença:Lusofonias (12 de Junho)

.

Nascem as Lusofonias em Olivença

http://alemguadiana.blogs.sapo.pt/94560.html#cutid1

No próximo sábado, 12 de junho, levar-se-á a cabo em Olivença a primeira edição das "Lusofonias", espaço dedicado à cultura do âmbito dos países de língua portuguesa.
As "Lusofonias" nascem com a vocação de ser um ponto de encontro e difusão das mais diversas manifestações culturais das quais poder fruir, vitalizando as raízes portuguesas de Olivença e fomentando a aproximação a Portugal e aos países de herança lusa.
Organizado pela associação cultural "Além Guadiana" com a colaboração da Câmara Municipal de Olivença, a Aderco (Associação para o Desenvolvimento Rural da Comarca de Olivença) e a Junta da Estremadura, terá lugar no Passeio Grande (antigo Terreiro do Chão Salgado) e contará com atividades de teatro, música, literatura e animação de rua, entre outras, que se desenvolverão durante todo o dia e até a meia-noite.
Paralelamente e ao longo de toda a jornada, haverá uma zona expositiva reservada a artesãos, à gastronomia e a instituições do espaço lusófono, bem como trabalhos ao vivo e animação por parte de agrupações musicais de Portel.
Às 10:30 h proceder-se-á à inauguração das "Lusofonías" e a um simbólico ato de apresentação das placas em português das ruas mais antigas da localidade, cujos nomes ancestrais acabam de ser recuperados, um ato que vai contar com a presença do presidente das câmaras municipais de Olivença e Tálega, Manuel Cayado e Inmaculada Bonilla, de representantes políticos locais e do presidente da Junta de Extremadura Guillermo Fernández Vara.
A seguir, os gigantes e cabeçudos dos "Gigabombos do Imaginário" animarão as ruas da cidade antes de passar a um dos atos mais importantes da jornada, a Leitura Pública Contínua em Português, na qual participarão oliventinos de todas as idades lendo ou recitando na língua de Camões.
A manhã será encerrada com o folclore de La Encina de Olivenca e das Cantadeiras de Granja.
À tarde, às 17:30 h, será projetada no Espacio para la Creación Joven o filme O Leão da Estrela, e haverá atividades de animação nas ruas, e às 19:30 h. uma atuação dos alunos de português da escola pública Francisco Ortiz.
As atividades continuarão com o conta-contos "Estória da Galinha e do Ovo" e, como encerramento, o concerto "O Canto dos Poetas", ambos interpretados pela associação eborense "Do Imaginário".
Criada há mais de dois anos para promover a cultura portuguesa em Olivença, nas suas aldeias e em Táliga, a associação Além Guadiana foi impulsionadora de diversas iniciativas no campo da língua, das tradições e, enfim, da cultura imaterial duma terra de rica história partilhada.
Realizadas só dois dias depois do Dia de Camões em Portugal, as Lusofonias, que apresentam na sua imagem promocional referências a ícones como Amália Rodrigues, Fernando Pessoa e Vasco da Gama, pretendem reivindicar que Olivença também pertence ao espaço cultural lusófono.

Associação Além Guadiana
Antigo Largo de Sto. António, 13
Olivença
www.alemguadiana.com
alemguadiana@hotmail.com ---
---------------------------

Sem dúvida, um movimento a ter em conta no espaço da Lusofonia!

Cumps.,

A. Marques.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cavaco Silva: Dia de Portugal


O Presidente da República apelou esta quinta-feira, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, à solidariedade entre todos os portugueses e disse que Portugal necessitará de um acordo de unidade e solidariedade para ultrapassar os tempos difíceis que enfrenta.

No discurso oficial em Faro, onde decorre a cerimónia de celebração do 10 de Junho, Cavaco Silva disse que só com unidade se poderá atravessar a «situação difícil que atravessamos e a exigência dos desafios que temos à nossa frente».

«Como avisei na altura devida, chegámos a uma situação insustentável. Pela frente, temos grandes trabalhos, enormes tarefas, inevitáveis sacrifícios», afirmou.

O Presidente lembrou que muitos portugueses temem perder o seu emprego, outros, já desempregados, temem não encontrar novo trabalho, falou ainda dos jovens, sem perspectivas de futuro e das famílias, obrigadas a fazer contas à vida. «É um horizonte de dificuldades e incerteza», uma razão acrescida para «nos unirmos».

Cavaco defendeu que os sacrifícios que se exigem aos portugueses devem ser «equitativos e justos, com um sentido claro e transparente, que todos compreendam».

Sociedade tem de se rever na acção política

«Não se pode pedir sacrifícios sem explicar a sua razão de ser, os objectivos, e o destino que será dado ao produto daquilo de que abrimos mão», defendeu, apelando a uma «articulação para unir esforços», já que o momento não se compadece de cripações inúteis» e lembrando que «a coesão nacional exige que a sociedade se reveja no rumo da ação política».

«É necessário um contrato social de unidade e solidariedade», disse o Chefe de Estado, apelando a acordo entre empresários e trabalhadores, entre os que estão desempregados e os que perderam o emprego, entre as diferentes gerações e as várias regiões do país.

«Coesão e unidade são o motivo pelo qual existimos há tantos séculos», lembrou Cavaco, sublinhando que, nesta altura de dificuldades pede-se responsabilidade a todos, mas em especial «aos agentes políticos, governantes, deputados e autarcas», porque «momentos de infortúnio são momentos de maior responsabilidade. Não são tempos de querelas partidárias que nos possam distrair do essencial».

terça-feira, 8 de junho de 2010

A última entrevista de Saldanha Sanches


A última conversa de Saldanha Sanches com o Diário Económico
(Isabel Lucas ).
(clique)

BIOGRAFIA BREVE: (Wikipédia)

José Luís Saldanha Sanches (Lisboa, 11 de março de 1944 — Lisboa, 14 de maio de 2010) foi um jurisconsulto e professor universitário português.[1]

Especialista em Direito Fiscal, leccionou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde se licenciou (1980) e obteve os graus de mestre (1986) e doutor (1996) em Ciências Jurídico-Económicas. Enquanto docente foi, sucessivamente, Monitor (1979-1980), Assistente (1980-1996), Professor Auxiliar (1996-1999) e Professor Associado (a partir de 1999). Foi igualmente autor de numerosos artigos e alguns manuais e monografias, tendo-se também dedicado a questões relacionadas com a tributação do lucro das empresas. Membro do Centro de Estudos Fiscais, de 1984 a 1996, e do Conselho Nacional de Fiscalidade, de 1996 a 2000, dirigiu as revistas Fisco, de 1988 a 1998, e Fiscalidade, a partir de 2000. Nomeado por António Sousa Franco, foi representante do Ministério das Finanças na Comissão Monti, destinada à harmonização fiscal europeia, em 1996, presidente da Comissão de Estudo e Análise da Regulamentação do Processo Fiscal, em 1997, e presidente da Comissão para a Codificação dos Impostos Especiais de Consumo, em 1999.

Saldanha Sanches ficou também conhecido pela sua militância no PCTP-MRPP, na década de 1970, o que o levou à prisão. Era casado com Maria José Morgado, que participou nas mesmas actividades de oposição ao Salazarismo. Em 2007 foi mandatário do candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

domingo, 6 de junho de 2010

Portalegre: Passos Coelho põe pontos nos " iis"


De visita a Portalegre, Pedro Passos Coelho, aproveitou o almoço com militantes do seu partido para lançar criticas sobre o Governo e a intenção de encerrar escolas com menos de 20 alunos.

"Pedro Passos Coelho questionou ao início da tarde de hoje(domingo) a decisão do Governo de encerrar as escolas com menos de 20 alunos. O líder e presidente do PSD criticava esta atitude do Governo ao mesmo tempo que questionava o executivo de José Sócrates sobre o número de Institutos Públicos que este pretende encerrar ou o número de assessores que pretende dispensar.las com poucos alunos é uma exigência pedagógica e uma exigência financeira e a gente pergunta: quantos Institutos Públicos decidiu o Governo encerrar em Portugal?", questionou Passos Coelho perante a plateia de militantes.

Continuando o seu discurso com perguntas ao Governo, o líder dos sociais-democratas atacou depois com novas questões sobre o número de assessores e adjuntos que o Governo irá dispensar.

"Quantos lugares de assessores e adjuntos vai o Governo declarar que vai pôr fim nos próprios gabinetes do Governo?", acrescentou.

Pedro Passos Coelho afirmou igualmente que o Estado tem que estar "ao nosso serviço" e que os portugueses têm que se tornar mais "exigentes" com as reformas do Estado.

"O Estado tem que estar ao nosso serviço. Não somos nós que estamos ao serviço do Estado e daqueles que lá trabalham, nós temos que começar a ser mais exigentes também relativamente à reforma do próprio Estado", declarou.

Para o líder do PSD a despesa pública tem que ser "reestruturada" ao mesmo que que se referia a que nesta altura começam a surgir vários militantes do PS "incomodados" com as medidas de austeridade que estão a ser tomadas e que, por esse motivo, "haveria hoje gente no PS que preferia que fosse o PSD para o Governo mais cedo para fazer as medidas de austeridade para a cigarra voltar no tempo da bonança".

"Há pessoas hoje no PS que já mostram incómodo por perceber que os próximos anos vão ser muito difíceis e que é muito aborrecido ficar no Governo uma série de anos a tomar as dores de toda a gente, sem poder fazer um bonito", disse Passos Coelho.

Por isso "nós temos que resistir a este tipo de avaliação e análise. As sondagens para nós são um estímulo, sabemos que estamos a recuperar, sabemos que o país volta a olhar para o PSD com uma expectativa positiva, que não tem medo da nossa mensagem e que pressente que o próximo Governo vai ser do PSD", acrescentou o líder do PSD.

Austeridade no Estado
Para o presidente do PSD os exemplos de austeridade têm, principalmente, que partir do Estado, ao mesmo tempo que defendeu que estas medidas devem também reflectir-se na própria máquina do Estado, designadamente no limites para as reformas.

"Aqueles que recebem pensões muito elevadas também têm que dar o exemplo. Nós devíamos limitar em Portugal, por lei, as pensões máximas e aquelas que se podem acumular", afirmou.

Para Passos Coelho a "tendência deveria ser cada vez mais para não haver acumulação de pensões. Num estado de necessidade não pode haver acumulação de pensões e de pensões muito elevadas", acrescentou.

O líder do PSD voltou a referir-se em Portalegre aos vencimentos dos políticos e ao acordo alcançado sobre este assunto entre o PSD e o Governo.

"Diz o primeiro ministro que não acredita em gestos simbólicos, mas como foi preciso fazer um acordo com o PSD teve de aceitar que se baixasse em cinco por cento os salários da classe política. Eu não faço demagogia com isso, não é que os políticos ganhem muito, mas têm que dar o exemplo e o Estado tem que dar também o exemplo", concluiu.

Fonte:RTP1

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Passos Coelho em Portalegre (Domingo)


Passos Coelho estará no próximo dia 6 de Junho em Portalegre na inauguração da Nova Sede Distrital do PSD, Rua Combatentes da Grande Guerra,17 .
PROGRAMA:
12,30 Horas -Inauguração da Nova Sede;
13.30 Horas- Festa Distrital do 36ºAniversário do PSD (Quinta da Saúde)-Portalegre
Consulte o Povo livre (edição 2 de Junho)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Como se Vota no Parlamento Russo

A escolha é sua "Veja as imagens, reflicta ou divirta-se"

É um escândalo na Rússia e um grande sucesso no YouTube. Um vídeo da Ren-TV mostra uma votação, ocorrida na quarta-feira, em que os deputados, sem pudor, se levantam e vão votar por outros.
A lei, que penaliza ainda mais os automobilistas apanhados com álcool no sangue, passou com 449 votos a favor... entre os 88 parlamentares presentes.

Apesar de não ser um grande exemplo de democracia, as imagens mostram antes uma grande perícia, já que os deputados apenas tinham 20 segundos para carregarem nos botões antes da votação fechar.

Fonte: Portugal diário

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .