sábado, 29 de janeiro de 2011

PSD toma posição "Caminhos de Ferro no Distrito"


NOTA DE IMPRENSA
A Comissão Politica Distrital de Portalegre, e o deputado eleito pelo PSD no Distrito (Dr Cristóvão Crespo), têm acompanhado com preocupação a actuação da Administração da CP, quanto às decisões que tem vindo a tomar relativamente à exploração da ferrovia no Alto Alentejo.
Imagem (Estação da Beirã , Ramal de Cáceres)

No sentido de, por um lado perceber as motivações das referidas decisões e, por outro, tentar sensibilizá-la para a importância de manter e melhorar o serviço prestado ao Alto Alentejo, reuniu o deputado e presidente da Comissão Politica Distrital, acompanhado de outros deputados e dirigentes partidários dos outros distritos do Alentejo, com a administração da CP.

Nesta reunião, realizada no dia 26 de Janeiro, foram discutidos, tanto o futuro do Ramal de Cáceres, como as perspectivas quanto ao desenvolvimento da Linha do Leste.

Questionada a gestão da CP quanto à posição das populações, e em particular dos Autarcas, bem como quanto à competitividade das tarifas praticadas e à qualidade do serviço prestado, esta optou sempre por prestar “esclarecimentos” vagos e respostas muito evasivas.
Assim, considera a Administração da CP que a supressão da oferta do serviço regional no Ramal de Cáceres se deve estritamente a razões de racionalidade económica; posição que o PSD não compreende, nem aceita.

Aproveita ainda a Comissão Politica Distrital de Portalegre do PSD para desafiar as estruturas e dirigentes locais e distritais do Partido Socialista a tomarem posição, face às medidas que a CP pretende implementar, aparentemente com o beneplácito do Governo; as quais empobrecem ainda mais o Distrito e representam um claro retrocesso em termos da desejável coesão social e territorial do País, em particular num Distrito como o nosso, tão fustigado já por realidades como o envelhecimento, o isolamento e a desertificação.

Portalegre, 28 de Janeiro de 2011
A Comissão Politica Distrital de Portalegre do PSD

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Eleições: Autarquia de Elvas não disponibilizou transporte


A Comissão política do PSD Elvas, reuniu para analisar e apreciar os resultados eleitorais referentes às Presidenciais 2011.

O PSD, partido apoiante da Candidatura do Professor Cavaco Silva, congratula-se com a sua vitória quer a nível Nacional quer a nível Concelhio.

A Comissão Política destacou pela negativa os elevados valores da Abstenção verificados, particularmente, a nível local e para os quais, podem ter contribuído entre outros, a manifesta dificuldade do exercício do Voto de eleitores portadores do cartão de Cidadão, bem como, a falta de transporte disponibilizado pela Autarquia e Juntas de Freguesias aos eleitores com dificuldades de mobilidade. Sinalizamos, que em atos eleitorais recentes, tais como, nas últimas eleições autárquicas, o Município Elvense não se coibiu de prestar esse serviço de transporte aos Elvenses. Esta dualidade de critérios é idnadmissível.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cavaco Silva vence à Primeira Volta e acaba com sonho Socialista

Cavaco Silva deixa Manuel Alegre abaixo dos 20%




2230104 ......831959 ..........593868....... 300840...... 189340........ 66091
52,94% ..........19,75%....... 14,1% .........7,14% ............4,5%........ 1,57%

(Diário de Notícias)http://www.dn.pt/Inicio/

(Linhas de Elvas)-RESULTADOS DE ELVAS
Os resultados das eleições presidenciais de 2011 dão conta de uma vitória clara do recandidato Aníbal Cavaco Silva à primeira volta, sendo que em Elvas a contagem já se encontra finalizada, apuradas que estão a 11 freguesias do concelho.
O actual Presidente da República obteve 49,37 por cento, num total de 3364 votos, melhorando o seu resultado em termos percentuais de há cinco anos, quando obteve 38,76%, apesar de ter reunido menos 614 votos do que em 2006. Para Cavaco Silva a freguesia de Assunção foi aquela em que reuniu maior número de votos, contrastando com a freguesia de São Vicente e Ventosa, a única freguesia do concelho de Elvas em que Manuel Alegre alcançou a primeira posição.
Cavaco Silva revelou-se esmagador no concelho de Elvas, uma vez que o candidato foi o mais votado em 10 das 11 freguesias, perdendo apenas na freguesia de São Vicente e Ventosa, local onde teve menos 19 votos do que Manuel Alegre.
O segundo candidato mais votado pelos elvenses foi Manuel Alegre, que conquistou 26,86 por cento do eleitorado. O candidato apoiado pelo PS e Bloco de Esquerda reuniu 1830 votos.
A candidatura independente de Fernando Nobre conseguiu 11,68% (796 votos) nas votações em Elvas, que registaram ainda três candidatos abaixo dos dez por cento, nomeadamente Francisco Lopes (7,22%), José Coelho (3,73%) e Defensor Moura, na última posição, alcançou 1,14 por cento.
A abstenção em Elvas manteve um dos maiores índices do distrito de Portalegre com 63,78%, tendo apenas votado 7326 pessoas de um total de 20.226 eleitores inscritos. Em 2006, os valores da abstenção situaram-se nos 43,67%, menos 20,11% do que nas eleições presidenciais de 2011. No concelho de Elvas contaram-se ainda 4,8% votos em branco e 2,18% nulos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Vote Cavaco Silva

Votar não é obrigatório, mas é um direito e um dever cívico essencial à democracia.
Só com o voto asseguramos que não sejam os outros a decidir por nós.
Se, em consciência, reconhecer que a sua vontade não deve ser ignorada, vote no dia 23 de Janeiro, apele ao voto e partilhe este apelo. Toda a informação sobre o seu número de eleitor e sobre onde e como deve votar pode ser encontrada muito facilmente no site www.recenseamento.mai.gov.pt ou no Portal do Eleitor.

Manifesto eleitoral: Cavaco Silva
"Partilhamos um destino comum. Esse destino é Portugal. Vivemos numa sociedade plural, onde confluem diferentes credos e doutrinas, ideologias distintas, modos de pensar diversos. A isso chama-se liberdade. É justamente porque existe uma diversidade de ideias e concepções do mundo que temos de preservar aquilo que nos une como comunidade de destino.
O Presidente da República deve ser o primeiro garante da coesão nacional. Na sua actuação, deve unir os Portugueses, não dividi-los. Esta regra de actuação é válida para todos os tempos, mas sobretudo no momento que atravessamos. O quadro político, social e económico em que têm lugar as eleições presidenciais de 2011 é muito diferente daquele que existia em Janeiro de 2006. À crise económica junta-se uma maior exigência de estabilidade política e de governabilidade e, por outro lado, um risco acrescido de agravamento das tensões sociais. Nunca, como hoje, se exigiu tanto de um Presidente em termos de moderação, bom senso e sentido de equilíbrio. Nunca, como hoje, um Presidente teve a obrigação de intervir com independência em relação às forças partidárias e de manter um estrito dever de reserva quanto a medidas objecto de controvérsia. Mas, ao mesmo tempo, a actual conjuntura exige uma magistratura presidencial activa e dinâmica, dotada de conhecimento e experiência, que disponha de credibilidade junto dos seus interlocutores: agentes políticos, empresários, sindicatos, instituições da sociedade civil. Pelo exemplo de rigor e isenção que caracterizou o meu mandato, julgo que dei prova de que sou um Presidente credível, fiável e leal, que coopera com os demais órgãos de soberania para a concretização dos grandes objectivos nacionais.
Comigo, os Portugueses sabem com o que podem contar. A garantia dessa tranquilidade é essencial nos tempos conturbados que vivemos. A minha candidatura renova um compromisso com os Portugueses. Este manifesto expressa, com toda a clareza, as grandes linhas de orientação que me proponho seguir. Entendo que, como Presidente da República, me cabe apontar caminhos de futuro e estimular os poderes públicos e a sociedade civil a alcançá-los. Caso os eleitores me honrem com a sua escolha, irei trabalhar incansavelmente para fortalecer a confiança e incentivar a esperança. Faço-o por convicção sincera, pois tenho a firme certeza que há motivos para acreditarmos em Portugal. Acredito nos Portugueses.
Tudo farei para que nos reencontremos com os níveis de desenvolvimento da União Europeia e que a economia progrida com uma forte componente social de redistribuição da riqueza. Portugal tem de ser um país mais desenvolvido e mais justo. É essa a ambição que tenho para o meu País. Por isso me candidato à Presidência da República Portuguesa."
Aníbal Cavaco Silva
Porto, 29 de Novembro de 2010

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Função Pública: salários emagrecem 243 euros

Afinal, os cortes nos salários dos funcionários públicos são maiores do que se estava à espera. O Governo decidiu aplicar uma nova taxa para disfarçar os cortes no salário base, e a partir de hoje os funcionários públicos recebem menos 243 euros, em média, por mês.
Em vez de porem em prática as reduções sobre os vencimentos brutos - de 3,5% a 10% -, os serviços impuseram uma taxa à milésima.
Para além do corte aplicado ao escalão de vencimento, o Governo aplicou uma segunda taxa sobre o valor excedente. Um exemplo: um funcionário que recebe um salário de 2.137 euros sofre uma redução de 3,5% correspondente aos 2 mil, mas depois é-lhe aplicado um corte sobre os 137 euros.
Contas feitas, a redução final é de 4,3% em vez dos 4% inicialmente esperados.
O Governo nunca explicou como é que ia aplicar as taxas de redução salarial.
O Ministério das Finanças já reagiu a esta notícia e garante, numa nota citada pela Lusa, que «a lei estipulou dois intervalos remuneratórios para os trabalhadores que aufiram mais de 1.500 euros, mas que no seu conjunto, de forma conjugada, nunca pode ultrapassar os 10% de redução global».
O que estava previsto é que para salários entre 1.500 e 2 mil euros o corte seria de 3,5%, entre os 2 mil e os 4 mil euros seria progressivo até chegar depois à redução de 10% nos vencimentos acima de 4.165 euros.
Só que os sindicatos denunciam que há uma grave irregularidade precisamente na aplicação progressiva dos cortes, ou seja, no escalão que vai dos 2 mil euros aos 4.165 euros, porque, para além dos 3,5%, é aplicada uma taxa de 16% à quantia que excede os dois mil euros.
Ainda segundo o mesmo jornal, são quase 160 mil os funcionários penalizados, quase metade do total de trabalhadores abrangidos pela redução dos vencimentos que começa a ser sentida já a partir desta quinta-feira.
Impacto dos cortes começa a ser sentido hoje
Os representantes dos trabalhadores alertam ainda para a confusão que vai nos serviços estatais: contas mal feitas pelos serviços, salários inferiores a 1.500 euros a sofrerem também reduções e a aplicação de cortes em tabelas salariais que não existem. É o que vem escrito no «Diário Económico».
O Ministério das Finanças veio desmentir as falhas que os sindicatos dizem existir. «De acordo com os dados disponíveis relativamente à Administração Central do Estado, os serviços estão a aplicar correctamente a lei». Os «eventuais casos que venham a ser detectados de aplicação incorrecta serão, naturalmente, corrigidos no quadro legal».
Trabalhadores perdem 243 euros
De um modo geral, os ordenados brutos de cerca de 350 mil funcionários públicos sofrem um corte médio de 243 euros, segundo as contas do «Jornal de Negócios». Ou seja, estamos a falar de uma retenção anual de 3.400 euros.
Com este emagrecimento dos salários, o Estado prevê poupar 1.190 milhões na Administração Central, Regional e Local.
Sindicatos prometem não ficar parados
A indignação dos funcionários públicos tem subido de tom e os sindicatos ameaçam entupir os tribunais com impugnações. Mas a tutela diz que das 14 providências cautelares que foram interpostas até ao momento contra os cortes salariais, dez foram rejeitadas.
A FENPROF não dá a vitória ao Governo, dizendo que as seis acções que interpôs foram aceites. Os sindicatos prometem não desistir.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Portugueses contestam contra Governo Cego e Manco


Vídeo TVI http://www.agenciafinanceira.iol.pt/consola.html?id=1226832&tipo=2
Função Pública: protesto termina com confrontos com polícia.Dirigentes, delegados e sindicalistas concentraram-se junto da residência oficial de Sócrates. Dois dirigentes foram detidos.

Dirigentes, delegados e activistas sindicais da Administração Pública concentraram-se esta terça-feira junto a residência oficial do primeiro-ministro para contestar os cortes salariais. O protesto terminou com confrontos com a polícia. Dois dirigentes acabaram detidos.
Durante duas horas, os dirigentes concentraram-se numa das ruas junto da residência oficial de José Sócrates com a apresentação de discursos.
No final desta iniciativa, que visava marcar o início de mais jornadas de luta dos trabalhadores contra os cortes salariais, manifestantes e polícia envolveram-se em confrontos, escreve a Lusa.

Dois dirigentes, um do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e outro do Sindicato dos Trabalhadores dos Professores do Norte, foram detidos e levados para a esquadra de Alcântara.

«Isto é uma vergonnha. Nunca se viu», disse à Lusa Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública, explicando que os sindicalistas foram impedidos de descer a calçada da Estrela após o final da ação de protesto.

Ana Avoila adiantou que a recusa da polícia em permitir que os manifestantes pudessem descer essa rua levou a que alguns deles tentassem forçar a barreira o que desencadeou a situação de confronto. Os cerca de 150 manifestantes decidiram manter-se no local até que os seus colegas sejam libertados.


fonte: portugaldiário"iol"

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cavaco Silva continua em Crescendo


Cavaco Silva em Aveiro no maior Comício de Campanha
Apoia Associações de defesa do direito à Escola e à Educação

Notícias Soltas de Campanha
Cavaco exorta Governo a explicar rumo
Cavaco Silva defendeu, hoje, segunda-feira, "que todas as medidas do poder político sejam avaliadas" quanto ao impacto na competitividade e exortou o Governo a "explicar" a linha de rumo ao sector privado e a quem nos observa do exterior. Já o recurso continuado ao endividamento externo "vai ter de parar".
17 de Janeiro de 2011 21:35


Abstenção é o principal adversário de Cavaco Silva
Um apelo ao voto dos madeirenses, no domingo, para evitar uma segunda volta, foi o principal ponto da conferência de imprensa da candidatura de Cavaco Silva, em que participaram Guilherme Silva (PSD) e José Manuel Rodrigues (CDS-PP).
17 de Janeiro de 2011 21:20

Cavaco encontra na "gente da nossa terra" a força para aguentar dias de campanha
Ao fim de duas semanas na estrada e quase quatro mil quilómetros percorridos por 16 distritos, Cavaco Silva confessa que "é do povo", da "gente da nossa terra", que lhe vem a força para "aguentar estes dias todos de campanha".
17 de Janeiro de 2011 20:45

Cavaco rejeita salários baixos como "motor" da competitividade
Não é com salários baixos que se aumenta a competitividade, afirmou hoje Cavaco Silva, num encontro com corticeiros, em Santa Maria de Lamas.
17 de Janeiro de 2011 15:47

Cavaco apela à união de todos os portugueses
Nas ruas de Espinho, Cavaco Silva disse que o povo que tem encontrado durante a campanha não está resignado e acreditam que ele pode ajudar a mudar o país.
17 de Janeiro de 2011 15:27

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FOTOS (1): ELVAS (Cavaco Silva em Campanha)


















Cavaco Silva em Elvas, Arronches e Portalegre.

.
Foto: Nuno Ferreira Santos (público) (vídeo TVI24) http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13372069

O mandatário distrital, José Roquete, pediu uma maior intervenção de Cavaco Silva num segundo mandato para “mudar o rumo” do país. “Use os seus poderes sem medo e na altura necessária”, pediu José Roquete. (Público)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cavaco Silva em Elvas (dia 11 de Janeiro, 3ª Feira)

Programa da Visita:
10h30’ - Chegada a Elvas, junto da Igreja da Misericórdia. Percurso a pé pela Rua da Cadeia até à Praça da República. Visita aos Paços do Concelho.
12h15’ – Chegada a Arronches, Largo Serpa Pinto. Encontro com a população.
13h – Almoço em Portalegre, Pavilhão do Nerpor.


Acompanhe o Professor Cavaco Silva .

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PSD Elvas: Propõe à Câmara de Elvas inclusão de Cidadãos com dificuldades económicas nas Mesas de Voto


O PSD Elvas, preocupado com a actual conjuntura económica, sobretudo, a nível local, tomou a iniciativa de propor ao executivo camarário a inclusão de Cidadãos com dificuldades económicas na constituição de Mesas eleitorais para as próximas Eleições presidenciais.O Documento com o conteúdo de suporte à implementação da medida foi enviado ao Presidente da Câmara Municipal de Elvas, por ser a entidade responsável pela logística e constituição de Mesas, visando as eleições Presidenciais do próximo dia 23 de Janeiro.


ASSUNTO: Eleições Presidenciais (Constituição de Mesas de Voto)

Exmo Sr
Presidente da Câmara Municipal de Elvas

Estando os Partidos Políticos por natureza do Acto, Eleições Presidenciais, fora do processo de Constituição de Mesas Eleitorais e, considerando o momento económico, particularmente difícil, para muitas famílias do nosso Concelho, é de todo desejável que, a Câmara Municipal, responsável pela constituição de Mesas das Assembleias de Voto, tenha não só, em consideração o perfil do Cidadão tipificado na Lei eleitoral, mas particularmente, o Cidadão identificado por Instituições Locais (Centro de Emprego, outras…), com manifestas dificuldades económicas;
Como é sabido, os membros efectivos que integram as mesas Eleitorais são remunerados de forma significativa.

O PSD, considera este procedimento justo e sociavelmente desejável.

Com os melhores cumprimentos,

O Presidente da Comissão Política

João Maria Passos e Sousa Barradas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DEZ PROJECTOS DE REVISÃO CONSTITUCIONAL


O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, vai submeter à consulta das Assembleias Regionais da Madeira e dos Açores as matérias relevantes para aquelas Regiões Autónomas presentes nos 10 projectos de revisão constitucional entregues no Parlamento para consulta.

Gama anunciou «a intenção de submeter a consulta daqueles órgãos legislativos os projectos de Revisão Constitucional que foram apresentados oportunamente pelos Grupos Parlamentares, na parte em que tais projectos respeitem as matérias das Regiões Autónomas, dando assim cumprimento ao preceituado na Constituição», lê-se em nota da AR.

O presidente da AR recebeu quarta-feira em audiência delegações das Assembleias Regionais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Francisco Coelho, e o Presidente da 1.ª Comissão da Assembleia Legislativa da Madeira, Coito Pita.
Após o processo de revisão constitucional desencadeado pelo Partido Social Democrata, foram apresentados no Parlamento projectos de cada um dos seis partidos com assento no hemiciclo, outro do PSD/Madeira, outro do PSD/Açores, outro do CDS-PP/Madeira e ainda o projecto do deputado social-democrata José Matos Correia, com acordo do PSD.
Fonte: portugaldiário"iol"

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Trbunal Constitucional rejeita três candidaturas às Presidenciais

AFINAL SÃO SEIS CANDIDATOS
O Tribunal Constitucional (TC) decidiu não dar provimento ao recurso apresentado pelo independente Luís Botelho Ribeiro, depois de na semana passada não ter admitido a sua candidatura às eleições presidenciais de dia 23. «O recurso não teve provimento», disse à Lusa fonte do Tribunal Constitucional.

Na passada quarta-feira, este órgão admitiu as candidaturas à Presidência da República de Cavaco Silva, Defensor Moura, Francisco Lopes, Manuel Alegre, Fernando Nobre e José Manuel Coelho e rejeitou as de Diamantino Maurício da Silva, Luís Filipe Botelho Ribeiro e Josué Rodrigues Gonçalves Pedro.

As três candidaturas foram rejeitadas por «não preencherem os requisitos legalmente previstos», explicou então o gabinete do presidente do TC, Rui Moura Ramos.

Luís Botelho Ribeiro, apoiado pelo Partido Pró-Vida, explicou que a não admissão foi justificada com a ausência de certificação pelas comissões eleitorais das juntas de freguesia das assinaturas recolhidas.

No recurso apresentado a 30 de Dezembro, o professor universitário de 43 anos alegou que a Lei Eleitoral portuguesa é vaga nesta matéria, sendo «tão antiga» que nem sequer refere as juntas de freguesia como autoridades competentes para tal, mas apenas as câmaras municipais de Lisboa e Porto ou as «administrações de bairro».

A fonte do Tribunal Constitucional não adiantou para já os motivos da rejeição do recurso, alegando o cumprimento das notificações, mas adiantou que o acórdão estará a partir de terça-feira disponível no site da internet do Tribunal Constitucional.
Fonte: portugal diário "iol"


domingo, 2 de janeiro de 2011

Portugal cede dados de Cidadãos aos Estados Unidos


Os Estados Unidos e o Governo português estabeleceram um acordo para a cedência de dados biométricos e biográficos de portugueses constantes no Arquivo de Identificação Civil e Criminal, avança o «Diário de Notícias» (DN), na edição deste domingo. O FBI quer ainda aceder à base de dados de ADN portuguesa, com a justificação da luta contra o terrorismo. De acordo com o DN, o acordo está finalizado e aguarda apenas aprovação pela Assembleia da República.
Mas a Comissão Nacional de Protecção de Dados ainda não se pronunciou sobre este acordo. O DN escreve que o parecer foi pedido em Novembro e só deve ser divulgado este mês de Janeiro.
O acordo prevê que o FBI tenha acesso a informações constantes no Bilhete de Identidade dos portugueses, assim como registo criminal e informações de ADN. De acordo com a página da Internet do Department of Homeland Security dos EUA, vão ser partilhados «impressões digitais e outras informações biométricas para melhor identificar terroristas e criminosos». Acordos semelhantes já foram assinados com Espanha, Alemanha, Itália e Grécia.

Fonte: portugal diário "iol"

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .