quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vítor Hugo "Uma sociedade de carneiros acaba por gerar um Governo de lobos"

OS MAUS EXEMPLOS QUE ENCAIXAM NUM MODELO DE PODER E SOCIEDADE
Opiniao
JOSÉ SÓCRATES, O CRISTO DA POLÍTICA PORTUGUESA
por : João Miguel Tavares


Ver José Sócrates apelar à moral na política é tão convincente quanto a defesa da monogamia por parte de Cicciolina. A intervenção do secretário-geral do PS na abertura do congresso do passado fim-de-semana, ( a quando do Congresso do PS) onde se auto-investiu de grande paladino da "decência na nossa vida democrática", ultrapassa todos os limites da cara de pau. A sua licenciatura manhosa, os projectos duvidosos de engenharia na Guarda, o caso Freeport, o apartamento de luxo comprado a metade do preço e o também cada vez mais estranho caso Cova da Beira não fazem necessariamente do primeiro-ministro um homem culpado aos olhos da justiça. Mas convidam a um mínimo de decoro e recato em matérias de moral.

José Sócrates, no entanto, preferiu a fuga para a frente, lançando-se numa diatribe contra directores de jornais e televisões, com o argumento de que "quem escolhe é o povo porque em democracia o povo é quem mais ordena". Detenhamo-nos um pouco na maravilha deste raciocínio: reparem como nele os planos do exercício do poder e do escrutínio desse exercício são intencionalmente confundidos pelo primeiro-ministro, como se a eleição de um governante servisse para aferir inocências e o voto fornecesse uma inabalável imunidade contra todas as suspeitas. É a tese Fátima Felgueiras e Valentim Loureiro - se o povo vota em mim, que autoridade tem a justiça e a comunicação social para andarem para aí a apontar o dedo? Sócrates escolheu bem os seus amigos.

Partindo invariavelmente da premissa de que todas as notícias negativas que são escritas sobre a sua excelentíssima pessoa não passam de uma campanha negra - feitas as contas, já vamos em cinco: licenciatura, projectos, Freeport, apartamento e Cova da Beira -, José Sócrates foi mais longe: "Não podemos consentir que a democracia se torne o terreno propício para as campanhas negras." Reparem bem: não podemos "consentir". O que pretende então ele fazer para corrigir esse terrível defeito da nossa democracia? Pôr a justiça sob a sua nobre protecção? Acomodar o procurador-geral da República nos aposentos de São Bento? Devolver Pedro Silva Pereira à redacção da TVI?

À medida que se sente mais e mais acossado, José Sócrates está a ultrapassar todos os limites. Numa coisa estamos de acordo: ele tem vergonha da democracia portuguesa por ser "terreno propício para as campanhas negras"; eu tenho vergonha da democracia portuguesa por ter à frente dos seus destinos um homem sem o menor respeito por aquilo que são os pilares essenciais de um regime democrático. Como político e como primeiro-ministro, não faltarão qualidades a José Sócrates. Como democrata, percebe-se agora porque gosta tanto de Hugo Chávez.
_______________________________________________

Sócrates processou o autor do artigo, de acordo com notícia de

http://tsf.sapo.pt/blogs/governosombra/archive/2009/04/03/s-243-crates-processa-membro-do-governo-sombra.aspx


José Sócrates, o primeiro-ministro em funções, processou judicialmente um dos elementos desta equipa governamental que não governa, a bem da nação.

O processo de Sócrates contra João Miguel Tavares tem por base um artigo de opinião publicado no DN.

Ao fim da tarde, o Governo Sombra debate o caso e delibera se levanta a imunidade (-sombra) ao seu "ministro".

O visado, por enquanto, declara apenas que agradece a atenção que "o senhor primeiro-ministro" lhe dedicou, atenção "de que não me acho merecedor
OBS: Muitos outros exemplos poderiam ter sido alvo da escrita do Autor sobre este País e eesta Cidade de Elvas àvidos de MUDANÇA.

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .