segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Castelo de Vide: Universidade de Verão "Jota" PSD


Uma centena de "jotas" juntam-se a partir de hoje em Castelo de Vide, para mais uma Universidade de Verão do PSD, iniciativa que volta a marcar a “rentrée” oficial do partido.

Com as aulas este ano a cargos de ‘professores’ como o presidente do Tribunal de Contas, que irá falar sobre corrupção, ou o antigo líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, a semana irá terminar no domingo com o discurso do líder social-democrata, Pedro Passos Coelho. Esta intervenção “marcará a linha orientadora do partido nos próximos meses”, disse o secretário-geral do PSD, Miguel Relvas.

Já hoje, caberá a Miguel Relvas dar o ‘pontapé de saída’, com uma intervenção na abertura da Universidade de Verão. Defendendo que é Portugal que não está condenado a ser um dos países mais atrasados da Europa, Miguel Relvas irá apostar num “discurso de esperança”.

Ao longo da semana, além das ‘aulas’ do presidente do Tribunal de Contas e de Marcelo Rebelo de Sousa, outros ‘professores’ passarão por Castelo de Vide, como o padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social, Carlos Pimenta, ex-ministro do ambiente do PSD, e o presidente do conselho de administração da Vodafone António Carrapatoso, entre outros.

A Universidade de verão do PSD conta todos os anos com cem jovens alunos. Na presente edição, têm uma média de idades de 23 anos, sendo que 40 por cento são mulheres.


domingo, 21 de agosto de 2011

Adeus Abono de família: Efeitos do Governo Sócrates


No espaço de um ano, quase 600 mil crianças deixaram de ter direito ao abono de família, devido às regras implementadas pelo Executivo de Sócrates em 2010. Por um lado, foram eliminados os dois escalões mais elevados, por outro, as famílias passaram a ter de apresentar provas de todos os rendimentos que recebem.

De acordo com o boletim estatístico da Segurança Social, nos primeiros seis meses deste ano havia 1,16 milhões de beneficiários desta ajuda do estado, ou seja, menos 595 mil do que em igual período do ano anterior.

Contas feitas, no primeiro semestre deste ano, o Estado já poupou 160 milhões de euros, diz a TVI.

Esta redução é explicada por vários factores: o quarto e o quinto escalões deste abono foram extintos, a majoração em 25 por cento dos abonos para os dois primeiros escalões foi eliminada e a segurança social apertou o cerco na fiscalização. Tudo porque passou-se a considerar todos os rendimentos auferidos pelo agregado familiar para determinar se teria direito a apoios do Estado.


Estas alterações tinham como objectivo aliviar os encargos do estado com os apoios sociais, em nome do equilíbrio do défice público.

Veja o desenvolvimento da notícia na Agência Financeira

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .