domingo, 21 de agosto de 2011

Adeus Abono de família: Efeitos do Governo Sócrates


No espaço de um ano, quase 600 mil crianças deixaram de ter direito ao abono de família, devido às regras implementadas pelo Executivo de Sócrates em 2010. Por um lado, foram eliminados os dois escalões mais elevados, por outro, as famílias passaram a ter de apresentar provas de todos os rendimentos que recebem.

De acordo com o boletim estatístico da Segurança Social, nos primeiros seis meses deste ano havia 1,16 milhões de beneficiários desta ajuda do estado, ou seja, menos 595 mil do que em igual período do ano anterior.

Contas feitas, no primeiro semestre deste ano, o Estado já poupou 160 milhões de euros, diz a TVI.

Esta redução é explicada por vários factores: o quarto e o quinto escalões deste abono foram extintos, a majoração em 25 por cento dos abonos para os dois primeiros escalões foi eliminada e a segurança social apertou o cerco na fiscalização. Tudo porque passou-se a considerar todos os rendimentos auferidos pelo agregado familiar para determinar se teria direito a apoios do Estado.


Estas alterações tinham como objectivo aliviar os encargos do estado com os apoios sociais, em nome do equilíbrio do défice público.

Veja o desenvolvimento da notícia na Agência Financeira

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .