domingo, 18 de outubro de 2009

PSD Elvas: Rescaldo Eleitoral 2009

2009 foi um ano fértil em Eleições:
EUROPEIAS: O PSD sagrou -se vencedor a Nível Nacional obtendo 8 deputados seguindo-se o PS com 7, o BE com 3 e a CDU e o CDS com 2 cada. ( Total da representatividade Portuguesa -22)
LEGISLATIVAS: Sóccrates e o partido Socialista perderam a maioria absoluta ( de 121 para 96 deputados).O PSD ficou aquém do esperado, mas mesmo assim ,o partido engrossou a sua respresentatividade no Parlamento Nacional passando de 75 para 78 deputados.
No Parlamento, os socialistas serão representados por 96 deputados, os social-democratas por 78, enquanto o CDS/PP terá 21 deputados no hemiciclo. O BE elege 16 deputados e a CDU 15.
A abstenção situou-se nos 39,4.
Em 2005, o PS obteve maioria absoluta ao alcançar 45,05 por cento dos votos, elegendo 121 deputados, enquanto o PSD conquistou 28,70 por cento e 75 deputados. A terceira força política foi a CDU, com 7,56 por cento e 14 deputados.
O Distrito de Portalegre com apenas 2 deputados, o PSD consegue recuperar o seu Deputado que tinha sido perdido para o PS em 2005.Aqui o PSD também saiu vencedor.
AUTÁRQUICAS: A Nível Distrital o PSD manteve a liderança nas Câmaras de Portalegre, Marvão,Castelo de Vide, Sousel, Fronteira, Alter do Chão , Fronteira e ganha ARRONCHES, passando o PSD de 6 para 7 Câmaras . O PS, 5 e a CDU, 3.
ELVAS: O PSD ficou aquém das expectativas. Partindo de uma base de trabalho de 2005 em que o PSD/CDS, ficaram a escassos 11 votos de alcançar o Segundo Vereador, era legítimo e razoavelmente consistente de que desta vez a Coligação MUDE (Psd/Cds) estivésse a disputar o terceiro e eventualmente o 4º Vereador.
Em política a aritmética da soma das partes nem sempre acrescenta mais Votos. A prova provada é que a Coligação MUDE não melhorou os resultados de 2005.No entanto esta foi a melhor campanha Autárquica do PSD pelo menos dos últimos 16 anos.
Tanto em 2005 como em 2009 mantivémos 29 eleitos em todos os Órgãos Autárquicos.
Políticamente a Comissão Política do PSD assume esta derrota Autárquica sem quaisquer constrangimentos e com a certeza porém de que não baixaremos os braços na oposição com um único caminho: Servir Elvas e os Elvenses sem nunca desvirtuar os princípios Social Democratas.

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .