quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Coligação Agradece

A coligação agradece

Diz a Oposição que «a coligação não está a cortar na ‘gordura’ do Estado, conforme prometeu, e em vez disso sobrecarrega os mesmos de sempre com mais impostos.» E os portugueses, será que acham o mesmo dos primeiros meses da governação de Passos Coelho?

Há impostos que vão aumentar, sim. Transitoriamente e não para «os mesmos de sempre» ou para «os mais desfavorecidos». Injustamente ou não, a verdade é que o aumento de 2,5% da taxa máxima de IRS, anunciado por Vítor Gaspar, incide apenas sobre os contribuintes do último escalão, aqueles que auferem mais de 153,3 mil euros/ano, os quais, conjuntamente com os do penúltimo escalão mais elevado, sofrerão também o fim -decretado por dois anos- das deduções com Saúde e Educação.

A outra parte da mesma verdade é que os portugueses compreendem que, menos de três meses de governação depois, ainda é cedo para exigir todos os resultados da prometida contenção que está a ser levada a cabo do lado da despesa e que até 2013 equivalerá a mais de 8,5 mil milhões de euros.

Não deixa, pois, de ser algo surpreendente ouvir a esquerda falar, apesar de, creio, consciente da sua demagogia. Interrogo-me sobre o que, para si, seria mais correcto fazer nesta fase? Agravar os impostos aos cidadãos dos escalões inferiores e aliviar os contribuintes de mais elevados rendimentos para, assim, conseguir atacar a situação de emergência financeira, herdada dos governos Sócrates?

E esse discurso dos partidos à esquerda da governação, será ele politicamente eficaz? Assim fosse e as últimas sondagens não confirmariam a maioria absoluta do Governo e, à Oposição, os mesmos resultados alcançados em 5 de Junho. Passos e Portas, com a popularidade ainda em alta, só devem agradecer ao PS, CDU e BE pelo caminho escolhido.

PS: Achei no mínimo estranho alguns participantes na Universidade de Verão do PSD terem efusivamente cantado «Soares é fixe! Soares é fixe!» após a intervenção do ex-Presidente da República, em Castelo de Vide. Será que não haveria outra maneira de (a Jota) agradecer a palestra, por certo simpática e meritória, que o histórico socialista ofereceu em terreno social-democrata?

Nuno Marques - Vereador da Câmara de Lagos eleito pelo PSD
Este artigo de opinião foi publicado na edição do dia 9 de Setembro de 2011 do jornal 'O Algarve' (distribuido aos sábados no Algarve com o jornal 'Expresso').
http://insuspeito.blogspot.com/2011/09/coligacao-agradece-opiniao-publicada-no.html


Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .