quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Desemprego em portugal atinge 12,9%



A taxa de desemprego em Portugal subiu para 12,9 por cento em Outubro, um novo máximo histórico.
O nosso país apresenta a quarta maior taxa da União Europeia (UE) no total dos países dos quais o Eurostat disponibiliza números.
De acordo com os dados divulgadas esta quarta-feira pelo gabinete de estatísticas europeu, a taxa de desemprego em Portugal avançou uma décima por comparação com Setembro e seis décimas comparando com os dados de Outubro de 2010, quando a taxa se situou nos 12,3%.
Pior que Portugal estão a Espanha, cujo desemprego voltou a aumentar, agora para os 23,1%, a Irlanda, que chegou aos 14,3% (o mesmo valor de Setembro), e a Eslováquia, que se situou em Outubro nos 13,6%, mais uma décima que em Setembro.
Em contrapartida, o desemprego na Alemanha caiu mais que o estimado pelos economistas.
No caso português, o Eurostat indica ainda que o desemprego entre os jovens (até aos 25 anos) avançou três décimas entre Setembro e Outubro, situando-se agora nos 30,4%, e que o desemprego entre as mulheres continua superior ao registado nos homens (13,3% face a 12,6%).
UE com taxa de 9,8%, Zona Euro cinco décimas acima
Os números de Portugal superam a média da UE e da Zona Euro, que se situam nos 9,8 e 10,3%, respectivamente.
De acordo com os dados sobre o desemprego divulgados pelo gabinete de estatísticas europeu, quer a UE no seu todo quer a Zona Euro avançaram uma décima entre Setembro e Outubro deste ano e duas décimas por comparação com igual período de 2010.
O desemprego entre os jovens na UE (até aos 25 anos) situou-se em Outubro nos 22% e na Zona Euro nos 21,4%, continuando as mulheres a registar uma taxa de desemprego superior aos homens.
Já a taxa de inflação anual da Zona Euro foi de 3% em Novembro, valor semelhante ao registado em Outubro.

Tags: DESEMPREGO, EMPREGO, PORTUGAL, EUROSTAT, AGÊNCIA FINANCEIRA

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .