terça-feira, 23 de novembro de 2010

Presidenciais: Cavaco Silva eleito à primeira volta

A dois meses das Presidenciais, Cavaco Silva está à frente, isolado, nas intenções de voto, com eleição garantida à primeira volta. Na sondagem da Intercampus para a TVI, o actual presidente foi o candidato que mais subiu no último mês. Já Manuel Alegre, está em queda.

É já depois do Natal, que os candidatos presidenciais vão para a estrada, em campanha, e o actual Presidente parte com larga vantagem. Depois de ter formalizado recandidatura, em Outubro, Cavaco Silva colhe 61,5% das intenções de voto. Manuel Alegre, pelo PS e Bloco de Esquerda, mantém-se em segundo lugar com 26,1%. A distância é maior até aos 4,5 de Fernando Nobre que tem atrás de si o comunista Francisco Lopes, com 3,7%. Defensor Moura aparece em último com 0,5%.

As presidenciais estão marcadas, para 23 de Janeiro, e desde Outubro, Cavaco Silva foi quem mais aumentou nas intenções de voto. O actual presidente deu um salto de 10,8%. Isto enquanto o principal adversário, Manuel Alegre, desceu 15% Mas maior queda foi a de Defensor Moura, em 58,3%.

Francisco Lopes também não tem motivos para festejar: desceu 33,9% desde Outubro e perdeu o terceiro lugar nas intenções de voto para Fernando Nobre... ainda assim, o presidente da AMI desceu 8,2%.

Esta projecção foi feita com base numa sondagem onde 33,9% dos inquiridos disse que não ia votar ou não manifestou opinião.

Ficha técnica
Sondagem INTERCAMPUS para a TVI, realizada entre os dias 12 e 17 Novembro de 2010, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesa sobre temas da actualidade.

Universo constituído pela população portuguesa, com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental. Com recolha através de entrevista telefónica, a amostra é constituída por 609 entrevistas: 52,1% dos entrevistados do sexo Feminino, 47,9% do sexo Masculino, 31,9% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 34 anos, 33.8% entre os 35 e os 54 anos e 34,3% dos indivíduos com mais de 55 anos.

Por regiões 17,7% dos entrevistados residem no Norte Litoral, 14,0% no Grande Porto, 19,2% no Interior, 17,9% no Centro Litoral, 21,2% na Grande Lisboa e 10,0% no Sul.

O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3,97%. Nos resultados de temas sobre política, e quando aplicável, é feita uma distribuição proporcional de registo de não respondentes, sem opinião e abstenção, passando a usar-se a expressão «Projecção».

Fonte: Portugal diário "iol"

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .