domingo, 21 de novembro de 2010

Sondagens: PSD ganha em Novembro com 39,2%

Passos Coelho já tem a confiança dos Portugueses
Se as legislativas fossem hoje, o PSD seria o vencedor.
A sondagem da Intercampus para a TVI mostra que o PS foi o partido que mais desceu em relação ao último mês, enquanto o partido de Passos Coelho foi o que mais subiu. Os resultados indicam que PSD e CDS juntos estão à beira da maioria absoluta.

A hipótese de eleições antecipadas continua no centro da discussão política. Se as eleições fossem hoje, o PSD ganhava com 39,2 por cento dos votos, enquanto o PS conseguia apenas 30,5 por cento. A terceira força política seria o Bloco de Esquerda, com 11 por cento, seguido do PCP, com 9,7. O CDS-PP obtém 8,5%.

O PSD está a ganhar terreno e a beneficiar da queda do Partido Socialista, mas ainda não consegue uma maioria parlamentar sozinho, precisa do CDS-PP. Os dois juntos estão cada vez mais perto de uma maioria absoluta.

Comparando com a projecção do último mês, o PS é o partido que mais desce nas intenções de voto, um ponto e meio e o PSD é aquele que mais sobe, 4 pontos.

O CDS-PP regista uma descida de 0,6 em relação ao mês anterior, mas no caso do PCP a queda é mais acentuada, 1,4. O Bloco de Esquerda regista um crescimento de 0,4.

A projecção de Novembro, da Intercampus para a TVI, foi feita com base numa sondagem em que 35,9 por cento dos inquiridos declararam que não iam votar ou não quiseram responder.

Ficha técnica

Sondagem INTERCAMPUS para a TVI, realizada entre os dias 12 e 17 Novembro de 2010, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesa sobre temas da actualidade.

Universo constituído pela população portuguesa, com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental. Com recolha através de entrevista telefónica, a amostra é constituída por 609 entrevistas: 52,1% dos entrevistados do sexo Feminino, 47,9% do sexo Masculino, 31,9% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 34 anos, 33.8% entre os 35 e os 54 anos e 34,3% dos indivíduos com mais de 55 anos.

Por regiões 17,7% dos entrevistados residem no Norte Litoral, 14,0% no Grande Porto, 19,2% no Interior, 17,9% no Centro Litoral, 21,2% na Grande Lisboa e 10,0% no Sul.

O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3,97%. Nos resultados de temas sobre política, e quando aplicável, é feita uma distribuição proporcional de registo de não respondentes, sem opinião e abstenção, passando a usar-se a expressão «Projecção».

Fonte: Portugal diário "iol"

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .