quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Deputado reune com Administração dos Hospitais Elvas/Portalegre



-NOTA DE IMPRENSA –


Procurando manter-se fiel aos compromissos assumidos com os seus eleitores e prosseguindo uma intervenção política de permanente acompanhamento e proximidade em relação à situação e aos problemas do Distrito pelo qual foi eleito, o deputado Cristóvão Crespo reuniu, na última sexta-feira, dia 21 de Outubro, com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).


Nesta reunião de trabalho foram passados em revista e analisados diversos temas ligados à organização, gestão e prestação de cuidados de saúde às populações do Distrito de Portalegre, nomeadamente:


1. Convenções para consultas, tratamentos e exames complementares de diagnóstico com entidades privadas e/ou externas à ULSNA.
2. Reorganização da rede de cuidados de saúde primários no Distrito, à luz das recentes medidas tomadas pelo Conselho de Administração da ULSNA e relativas a novos horários dos centros de saúde, fusão de unidades e extinção de extensões de saúde.

Foi consensual que não existiu nem existe, por parte do Ministério da Saúde, a indicação ou imposição de qualquer medida concreta; mas tão-só, e tendo em conta a difícil situação económico-financeira e orçamental do País, uma orientação, de carácter genérico, no sentido de uma gestão mais racional, rigorosa e eficiente dos recursos disponíveis.
Trata-se, acima de tudo, de adequar o nível da despesa aos fundos disponíveis para a financiar, com o objectivo primordial de assegurar a sobrevivência do Serviço Nacional de Saúde, garantindo a prestação de cuidados de qualidade a todos os Portugueses.

Aos diversos serviços e entidades integrados no Ministério da Saúde (entre os quais se encontra a ULSNA), e aos respectivos dirigentes, cabe, neste contexto e tendo em conta a especificidade de cada uma das realidades locais, identificar e implementar medidas que concorram para esse desígnio comum.
O deputado Cristóvão Crespo não deixou, a este propósito e perante o Conselho de Administração da ULSNA, de acentuar claramente a sua posição de que é essencial, independentemente das medidas que já foram ou venham a ser postas em prática, garantir a equidade no acesso aos cuidados de saúde, em particular no que se refere a sectores mais vulneráveis e/ou mais desfavorecidos da população do Distrito.
Por outro lado, manifestou a sua firme convicção de que os Autarcas têm que ser vistos como interlocutores directos e parceiros privilegiados da Administração Central, e dos seus organismos, e devem ser ouvidos e envolvidos, de forma proactiva, em qualquer processo de mudança que ocorra a nível dos respectivos Municípios.
No caso concreto das alterações ao funcionamento de centros e extensões da saúde, tal não aconteceu; o que não pode deixar de se registar de forma crítica, esperando que ainda venha a ser possível encetar e aprofundar um diálogo produtivo com os Autarcas, na procura daqueles que, em cada caso, serão os contributos possíveis de cada uma das partes para a obtenção das melhores soluções.

Portalegre, 23 de Outubro de 2011

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .