domingo, 9 de novembro de 2008

ACTUALIDADE: Profs Contra Modelo de Avaliação / Hospital em Perigo




DECLARAÇÃO DA PRESIDENTE DO PSD
(Avaliação do desempenho dos Professores)
A avaliação dos professores é um princípio que o PSD defende intransigentemente. Só que o modelo em vigor assenta em princípios inadequados e injustos e num esquema de tal forma burocrático e complexo que está a criar uma enorme perturbação nas escolas e a desfocar os professores da sua função essencial. O Governo impôs um processo que tem dado origem a um clima de tensão e crispação entre todos os intervenientes, que está a prejudicar o sistema educativo.
A teimosia com que tem tratado esta questão está a afectar seriamente oque é essencial para a qualidade do ensino – a motivação dos professores. Por isso, o PSD defende a suspensão imediata deste modelo de avaliação. Entendemos que, desde já, se deve começar a trabalhar num novo modelo de avaliação, sério e eficaz, assente fundamentalmente em três vectores:
A avaliação tem de ser externa, retirando das escolas e dos docentes a carga burocrática e conflitual que os desviam da sua função primordial que é ensinar.
A avaliação tem de procurar a efectiva valorização do mérito e da excelência, devendo por isso pôr-se fim às quotas administrativas criadas por este Governo.
E igualmente se deve acabar com a divisão da carreira docente, iníqua e geradora de injustiças, entre professores titulares e professores que acabam por ser classificados de segunda. Insistir no actual modelo é pura perda de tempo.
Os professores não são justa e verdadeiramente avaliados e principalmente, os alunos e as suas famílias, estão a ser prejudicados com o clima de intranquilidade que se vive nas escolas.
Lisboa, 7 de Novembro de 2008

Milhares de professores encheram o centro de Lisboa, este sábado, naquele que foi descrito como o maior protesto de sempre desta classe. Sem números da polícia, os organizadores garantiram que estiveram na marcha, entre a Praça do Comércio e o Marquês do Pombal, pelo menos «120 mil» docentes. No centro dos protestos está o seu sistema de avaliação, que a ministra garantiu que não será revogado. Para 19 de Janeiro, ficou marcada uma greve nacional de professores.
A concentração começou no Terreiro do Paço ainda antes das 14h30. Três horas depois, a frente de uma imensa coluna humana chegava à rotunda do Marquês do Pombal. «
Ainda há gente que não conseguiu sair da Praça do Comércio», dizia um dos elementos da organização nos microfones, anunciando à multidão, que seriam «mais de 120 mil».
Pouco antes, ainda na Avenida da Liberdade, o comandante do policiamento da manifestação recusava arriscar números, nem sequer adiantar se as autoridades o iriam fazer. A justificação dada foi que era um cálculo complicado de fazer. Uma fonte policial adiantou porém ao PortugalDiário que não estariam «menos do que da outra vez», referindo-se ao protesto de 8 de Março, em que estiveram 100 mil professores no centro da capital.
A palavra «ministra» fez sucesso entre as muitas palavras de ordem gritadas. «Será inconcebível se o Governo não tirar consequências» Mas a ministra Maria de Lurdes Rodrigues mostrou-se intransigente na sua reacção ao protesto, garantindo que o sistema de avaliação de professores é para continuar.
"Potugal diário "iol"
====================================================================
PSD: Solicita Intervenção da Comissão Parlamentar da Saúde

Administradores do Hospital de Elvas - ULSNA demitem-se.Porquê?
"Em nosso entender, parece haver uma tentativa clara de esvaziamento de valências e capacidade operacional do Hospital de Elvas por parte da tutela da ULSNA e do Hospital de Portalegre.O Psd continuará a envidar todos os esforços, para que os dois Hospitais do Distrito se complementem numa cooperação profícua, sem atropelos nem supremacias individualistas" (Ver Linhas de Elvas -6 de Novembro/2008,pág.4)

PRIMEIRO -MINISTRO: Acusa recepção de carta.
Exmo. Senhor
Encarrega-me o Senhor Primeiro Ministro de acusar a recepção do e-mail e carta de V. Exa. e de informar que lhe foi prestada a devida atenção.
Com os melhores cumprimentos
Fernando Soto Almeida
Assessor Administrativo
(por delegação)

Gabinete do Primeiro Ministro Rua da Imprensa à Estrela, 4 – 1200-888 Lisboa – PortugalTel.: (+351) 21 392 35 00 Fax: (+351) 21 395 16 16

URGENTE


:



HOSPITAL EM QUEDA







CARTA AO PRIMEIRO-MINISTRO

Exmo.
Sr. Primeiro – Ministro



José Júlio Cabaceira, primeiro subscritor da Petição relativa à “Reclassificação dos Serviços de urgência do Hospital de Santa Luzia de Elvas” à qual foi atribuído o nº 503/X/3ª.., pela Assembleia da República, vem por este meio solicitar a Vª Exª o seguinte esclarecimento:

Exª,

Recentemente, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Elvas disse à comunicação social local que o serviço de urgência do Hospital de Santa Luzia desta cidade não perderá quaisquer serviços. Segundo o Sr. Presidente da Câmara esta garantia fora-lhe dada por sua Ex.ª a quando de um encontro que mantiveram a 25 de Setembro. Acrescentando “ Quando falei ao Sr. Primeiro-Ministro na questão do Hospital, Sua Exa referiu: Se o problema dos elvenses é uma questão de classificação de SUB para SUB 5, vou dar orientações nesse sentido para que rapidamente se proceda à rectificação desse lapso”

Partindo de tais afirmações, muito gostaríamos que Vª Ex.ª.pudesse tranquilizar com celeridade todos os utentes e profissionais do Hospital e, cremos nós, até a própria Administração da ULSNA.

Todo este processo da Petição é de conhecimento da Sra. Ministra da Saúde, da Sra. Presidente do Conselho de Administração da ARS -Alentejo, do Sr. Presidente do Conselho de Administração da ULSNA e da Sra. Deputada Relatora da Petição, Dra. Teresa Caeiro.

Com os melhores cumprimentos,

O Primeiro Peticionário
José Júlio Cabaceira


PETIÇÃO


"Pela Reclassificação do Hospital de Santa Luzia de Elvas- Serviço de Urgência SUB 5 e manutenção de todos os serviços"


FOI ENTREGUE EM JUNHO

NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Ver Texto -Pelo Hospital de Santa Luzia

PERIGO IMINENTE !!!!



MAIS UMA DEMISSÃO ( 31de Outubro)DE UM ELEMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL DE SANTA LUZIA.DESDE A CRIAÇÃO DA (U.L.S.N.A)UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO NORTE ALENTEJO (Hospital de Portalegre/ Hospital de Elvas /16 Centros de Saúde)


ELVAS JÁ VAI NA QUARTA DEMISSÃO

Dr Pacheco, Dra Alda, Dra Luísa Lopes e Dra Rosa Paço e consta também que: o Director do Serviço de Urgência do Hospital
JÁ vão CINCO !!!



ADMINISTRADORES DA SAÚDE
TÊM QUE DAR EXPLICAÇÕES AOS ELVENSES

QUE SE PASSA?
DRA ROSA MATOS- ARS-Alentejo(Évora)
DR LUÍS RIBEIRO-ULSNA-(Portalegre)

1.PELO HOSPITAL DE SANTA LUZIA ELVAS

Excertos do texto que suporta a PETIÇÃO com conhecimento da Ministra da Saúde,ARS-Alentejo e ULSNA entre outros ( Partidos políticos …)

Os Factos Legislativos:
-O Hospital de Santa Luzia foi integrado na ULSNA (Decreto Lei nº50-B/2007 de 28 de Fevereiro, Diário da República, 1ª Série-Nº42):
- O Despacho nº727/2007 do Ministério da Saúde, publicado no D.R, 2ª Série Nº10 de 15 de Janeiro 2007, clarifica, o que se entende por,

.SUP-Serviço de Urgência Polivalente; (Hospital de Évora)
.SUMC-Serviço de Urgência Médico – cirúrgica; (Hospital de Portalegre)
.SUB-Serviço de Urgência Básica, (HOSPITAL DE ELVAS/ Centro de Saúde de Estremoz/ Centro de Saúde da Ponte Sôr)

e respectiva afectação de Recursos Humanos e Materiais.

-O Despacho nº5414/2008 do Ministério da Saúde, publicado no D.R, 2ª Série Nº42 de 28 de Fevereiro de 2008 define e classifica os serviços de urgência que constituem os pontos de Rede de Referenciação de Urgência Nacional.

Os Factos que muito preocupam os Cidadãos:
A classificação de Urgência, S.U.B (Serviço de Urgência Básica) atribuída ao Hospital de Santa Luzia de Elvas, nº85 do Ponto de Rede Nacional de Urgência, conforme o Despacho nº5414/2008, o qual, iguala o Hospital na referenciação, por exemplo, ao Centro de Saúde de Estremoz (SUB), ponto de Rede nº78 ou ao Centro de Saúde de Ponte Sôr (SUB), ponto de Rede nº80.

O Hospital de Santa Luzia, para além de possuir valências e serviços médicos inerentes a um Hospital, tem na sua unidade o serviço de Urgência Cirúrgica a funcionar 24 horas.

A discrepância entre o que dita o Despacho nº5414/2008 (que remete para a exclusão da Urgência Cirúrgica do Hospital por via da classificação SUB) e a prática actual e real do funcionamento da Urgência Cirúrgica, trouxe a natural instabilidade e insegurança às populações e aos profissionais, no sentido de se temer o pior, seja, a perda deste serviço de Urgência. Tais preocupações deram origem à elaboração de uma PETIÇÃO que foi entregue na Assembleia da República em Junho de2008..

É imprescindível uma intervenção correctiva e esclarecedora de índole legislativo por parte da Sra. Ministra da Saúde, para tranquilizar as populações, os profissionais de saúde, (cremos até a própria Administração da ULSNA), nomeadamente, com a reclassificação do Hospital de Elvas pela positiva, à semelhança ( por exemplo), dos pontos de rede de nº71 e 72 do Despacho nº5414/2008:

-Hospital Distrital de Tomar e Hospital Distrital de Torres Novas classificados como: SUB 5, com especificidades na referenciação atendendo às valências médicas instaladas.

NOTA: O PSD e representantes dos peticionários já reuniram sobre esta matéria com: ARS-Alentejo,Dra Rosa Matos; ULSNA-Dr Luís Ribeiro; Dra Teresa Caeiro-Deputada Relatora da Petição; Grupo parlamentar do PSD e Grupo Parlamentar do CDS.

O QUE É URGÊNCIA BÁSICA?

e) ‘Serviço de urgência básica (SUB)’ o primeiro nível de acolhimento a situações de urgência, constitui o nível de cariz médico (não cirúrgico, à excepção de pequena cirurgia no SU), podendo, como valor indicativo, estar sediado numa área de influência que abranja uma população superior a 40 000 habitantes em que, pelo menos para uma parte, a acessibilidade em condições normais seja superior a sessenta minutos em relação ao serviço de urgência médico-cirúrgico ou polivalente mais próximo. O SUB permite o atendimento das situações urgentes com maior proximidade das populações, dispondo dos seguintes recursos mínimos : Humanos—dois médicos em presença física, dois enfermeiros, técnico(s) de diagnóstico e terapêutica de áreas profissionais adequadas, de acordo com a diversidade dos exames a efectuar, um auxiliar de acção médica e um administrativo, por equipa; De equipamento—material para assegurar a via aérea, oximetria de pulso, monitor com desfibrilhador automático e marca passo externo, electrocardiógrafo, equipamento para imobilização e transporte do traumatizado, condições e material para pequena cirurgia, radiologia simples (para esqueleto, tórax e abdómen) e patologia química/química seca.».—Despacho 727/2007, O Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos.
.......................................................................................................................................
Rondão Almeida disse à comunicação social Local (em Outubro) que o serviço de urgência do Hospital de Santa Luzia desta cidade não perderá quaisquer serviços. Segundo Rondão Almeida, a garantia foi-lhe dada pelo primeiro-ministro José Sócrates, durante um encontro que ambos mantiveram em Setembro último. "PSD questiona. Será mesmo?"

PSD escreve a Sócrates para confirmar ou desmentir.

O PSD liderou a Petição para reclassificação do Serviço de Urgência do Hospital de Elvas que foi entregue na Assembleia da República. Recentemente uma delegação do Partido e do Sindicato da Ordem dos Médicos foi recebida na ARS pela Dra. Rosa Matos. Dessa reunião não houve qualquer garantia da parte da Senhora Administradora relativa à boa resolução legislativa da reclassificação do serviço de urgência do Hospital de Elvas.Face às notícias vindas a público na imprensa local, o Sr Presidente da Câmara de Elvas disse de que há garantias por parte do Sr Primeiro-Ministro dessa reclassificação positiva vir a acontecer O PSD estranha que o autarca que sempre afirmou e agora reafirma que este problema nunca existiu tenha sido levado à consideração do Sr.Primeiro-Ministro. Assim sendo, o PSD solicitou a intervenção do Sr Primeiro-ministro para confirmar ou desmentir se o assunto está solucionado conforme as reivindicações subscritas pelos peticionários “ Manter as valências médicas instaladas no Hospital “Estranhamos ainda, que a sra Deputada relatora da Petição, Dra Teresa Caeiro, sendo a principal responsável pelo processo não tenha qualquer conhecimento por parte do Sr Primeiro-ministro desta presumível decisão.
........................................................................................................................................
Rondão Almeida em Queda e,.... a Pique
O Presidente Rondão Almeida e o PS distribuíram um comunicado ( datado de 22 de Outubro) de porta em porta "CONTRA" o livre Associativismo em Elvas. A Câmara continua a ter uma prática centralizadora e asfixiante, tentando a todo o custo, limitar a liberdade de pensamento e de expressão dos cidadãos. O PSD repudia veementemente que, um Presidente de Câmara tenha práticas terceiro-mundistas junto dos seus munícipes, contribuindo deste modo para o imobilismo, estagnação e déficit crítico do pensamento que se pressupõe naturalmente livre. Esta prática, de descrédito e desconfiança tem um nome: Direcção do PS e Rondão Almeida.O PSD e os Elvenses, estão conscientes e empenhados na necessidade de mudança para a democratização da relação do Poder Local com os munícipes. Recusamos ser "peados". O Nosso Futuro pertence-nos. ( Comissão Política do PSD/Elvas, 28 de Outubro)
..........................................................................................................................................................

As Contradições do Autarca: IMI e Derrama
Rondão Almeida:"...há uma disponibilidade de tesouraria(Câmara) que permite, numa altura de crise financeira e económica que o País atravessa, baixar impostos... " "Linhas de Elvas-Edição, 30 de Outubro de 2008"


-PSD: Rondão Almeida é incoerente: Em Setembro de 2008 Rondão Almeida aprovou as taxas máximas permitidas por lei IMI(0,5%) e Derrama(1,5%) para entrarem em vigor em 2009.Um mês depois(Outubro), as mesmas taxas para 2009 voltam à discussão e, Câmara baixa o IMI em 0,1% e a Derrama em 0,75%. Concluí-se que: Câmara anda ao sabor do vento em matéria fiscal e económica sendo forçada a bem dos munícipes "meter a mão na consciência". Se houvesse estudo fiscal e económico fidedigno por arte da Autarquia, o assunto tinha sido "resolvido" logo em Setembro, como defendeu o PSD. (Veja Texto abaixo / posição do PSD)

  • ****************************************************
    SOLTAS E BREVES

    Manuela Ferreira Leite: Os autarcas do PSD na próxima campanha eleitoral, devem imprimir a sua marca e fazer a sua campanha baseada em questões sociais...
  • Castro Almeida, vice-presidente do PSD e coordenador das eleições autárquicas, acusou o PS «de levar o País para o pântano» como no tempo da governação de António Guterres, escreve a Lusa " Portugal Diário"
  • Paulo Rangel: «Qual o país da Europa em que um primeiro-ministro telefona directamente ao director do jornal quando sai uma notícia desagradável?» “Este tipo de comportamentos [de Sócrates] está entranhado na sociedade»
  • O Presidente da República, Cavaco Silva, vetou,dia 27 de Outubro o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, argumentando que o diploma possui duas normas que colocam "em sério risco os equilíbrios político-institucionais". SIC
  • Manuela Ferreira Leite:Estado do País não se deve à crise financeira Interrnacional A política nacional tem de ser feita nunca faltando à verdade, não fazendo espectáculo nem anúncios, mas tendo sempre como primeira preocupação os problemas dos Portugueses
  • Escolas:«Se retirarmos os meninos da classe média da escola pública ela passa a ser um albergue de pobres e isso é terrível. Este pode ser um dos efeitos dos rankings» “Portugal Diário
    Curiosidades do RanKing de Escola Secundárias/2008 , em 496 Avaliadas
    Esc Sec Manuel da Fonseca-Santiago do Cacém Nº51( Primera do Alentejo)
    Escola Portuguesa de Macau Nº111
    Esc Portuguesa de Luanda-Angola-Nº178
    Esc.Portuguesa de Moçambique-Moçambique N º400

    (Link iol)
    96 por cento das escolas com média positiva a Matemática Infanta Dona Maria de Coimbra volta a ser a melhor escola pública Escolas com positiva a Português B caem de 90% para 74% (
    Segundo os resultados dos exames a 20 disciplinas seleccionadas pela Lusa (com base no maior número de provas realizadas na primeira fase por alunos internos), divulgados esta terça-feira pelo Ministério da Educação, 533 das 610 escolas tiveram média positiva nos exames, o que representa 87 por cento dos estabelecimentos de ensino.
    A melhor: Academia de Música de Santa Cecília
    Este ano, as dez escolas com a melhor média são todas privadas, enquanto que as que apresentam o pior resultado são todas públicas.
    A Academia de Música de Santa Cecília, um colégio privado de Lisboa, obteve a melhor classificação, com uma média de 16,04 valores nas 55 provas aí realizadas. Por oposição, a Escola Básica e Integrada da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, registou o pior resultado, com apenas 6,5 valores de média. " Iol -Portugal diário"

    Desemprego:Mais 66 mil desempregados em Setembro
  • Casas:Um milhão de famílias com dificuldades em pagar casa
  • Pobreza:18 por cento dos portugueses abaixo do limiar da pobreza
  • Durão Barroso: "Há que tirar lições desta crise"
  • PSD contra obras públicas que recorram ao crédito
* TEMPO:. Previsão para 3ª Feira, 18 de Novembro de 2008Céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado emespecial por nuvens altas nas regiões do Norte e Centro.Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (20 a 35 km/h)de norte nas regiões do litoral oeste e nas terras altas.Pequena descida de temperatura nas regiões do Norte e Centro.Formação de geada, em especial nas regiões do interior.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .