quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Orçamento de Estado:Sócrates tem de ceder ao PSD e ao Parlamento


O apelo lançado pelo Governo aos partidos da oposição, para que colaborem numa discussão prévia do Orçamento do Estado, com vista à sua viabilização, já recebeu algumas respostas. Os partidos estão dispostos a colaborar, mas fazem algumas exigências para passar as contas para 2010.
De acordo com os jornais «i» e «Diário de Notícias», o PSD propõe ao Governo um pacto de salvação nacional, com o objectivo de reduzir o défice.
O líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar-Branco, enviou uma carta ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, onde diz a José Sócrates que pode contar com Manuela Ferreira Leite, mas com a condição de combater o endividamento externo, no prazo de 4 anos.
De acordo com a Lusa, o CDS-PP também já respondeu, e propôs ao ministro dos Assuntos Parlamentares que o processo de negociação do Orçamento do Estado para 2010 seja «institucional e formal» e sugeriu a constituição de «equipas de negociação» interdisciplinares.
«Consideramos que o processo de negociação de um documento como o Orçamento do Estado deve ser institucional e formal. Isto é, vemos vantagem no conhecimento das datas e locais de reunião, de modo transparente e objectivo», afirma o presidente do grupo parlamentar do CDS-PP, Pedro Mota Soares, na carta de resposta ao ministro Jorge Lacão.
Tudo indica que os partidos e o Governo estão a seguir a recomendação feita pelo Presidente da República no discurso de Ano Novo, em que defendia a necessidade de um entendimento entre os vários partidos com vista a tirar Portugal da crise.
Fonte: Portugal diário "iol"

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .