sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

PSD Distrital analisou situação da ULSNA (Há mãozinha do PS Elvas)


Foi debatida a situação da Saúde no Distrito de Portalegre, e em particular alguns desenvolvimentos recentes relacionados com o funcionamento e gestão da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, EPE (ULSNA).
A este propósito a CPD do PSD entende expressar a sua mais viva preocupação face à situação inaceitável, e de grave e prejudicial indefinição, que rodeia o Conselho de Administração da ULSNA, o que terá levado à apresentação, em 22 de Dezembro de 2008, por parte dos membros do mesmo, de um pedido de demissão em bloco, pedido esse posteriormente retirado, em 26 de Dezembro de 2008, com o argumento de que os membros em falta do Conselho de Administração, teriam sido entretanto nomeados (factos indesmentíveis e amplamente divulgados pela comunicação social local e nacional). Recordamos, de resto, que este “vazio” de dois lugares por preencher no CA da ULSNA se arrastava já, pelo menos, desde finais de Outubro de 2008… Ora o que sucede, e o que constatamos em Janeiro de 2009, é que apesar de todos estes avanços e recuos, e das nomeações que entretanto teriam sido efectuadas (ou prometidas?), a ULSNA continua a aguardar que os cargos de Vogal Executivo e de Director(a) Clínico(a) sejam, na prática e efectivamente, preenchidos. Perante tanta demora para que tal aconteça, somos levados a pensar, e a questionar, se não estaremos de facto perante outro tipo de problemas, mais graves e profundos, do que apenas os relacionados com o preenchimento dos ditos lugares. A este propósito, aliás, o próprio Presidente do CA da ULSNA, ao anunciar a retirada dos pedidos de demissão, reconheceu que “existiam outros motivos, os quais já estão também resolvidos” (sic). Convidamos o Dr. Luís Ribeiro a divulgar publicamente que motivos eram (ou são ainda?) esses, e qual a razão pela qual continuamos à espera, há mais de 3 meses, pela substituição de dois elementos demissionários do Conselho de Administração por si presidido… Com todo este “folhetim” perdem principalmente, e em primeiro lugar, os cidadãos do Distrito de Portalegre, e todos os utentes, em termos de cuidados de Saúde, da ULSNA!

Em segundo lugar, a CPD do PSD não pode deixar de lamentar, de forma firme e veemente, as tentativas de instrumentalização e de partidarização do CA da ULSNA, protagonizadas publicamente pela Comissão Política Concelhia de Elvas do Partido Socialista. De facto, para o PS de Elvas, e a fazer fé em palavras subscritas pelo seu presidente, Rondão de Almeida, mais do que por critérios de qualidade, de rigor e de competência, a constituição do CA da ULSNA estaria previamente determinado, e até acordado com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, com base no critério da mera partilha aritmética do poder, em condições de paridade numérica, entre representantes dos Hospitais de Elvas e de Portalegre! A verdade é que estas afirmações, que consideramos verdadeiramente lamentáveis e reveladoras de uma forma totalmente distorcida de encarar a gestão da Saúde no Distrito, não mereceram qualquer comentário, ou tomada de posição, por parte do CA da ULSNA ou da Presidente da ARS do Alentejo… E deste modo ficamos sem saber quem fala a verdade neste caso, ou quem não quer contar toda a verdade!

Por último, e ainda em relação à área da Saúde, a CPD do PSD congratula-se com o facto de ter sido agendada para apreciação na reunião plenária da Assembleia da República, no passado dia 21 de Janeiro, a petição nº 503/X/3ª, relacionada com a “Reclassificação dos Serviços de Urgência do Hospital de Santa Luzia de Elvas”. Para o sucesso desta iniciativa, que foi subscrita por cerca de 7.000 cidadãos, não podemos deixar de referir, e de saudar fortemente, o papel decisivo que, entre outras organizações e entidades, foi desempenhado pela Comissão Política da Secção de Elvas do PSD. A Comissão Política Distrital lamenta o alheamento completo dos Deputados do Partido Socialista eleitos pelo Circulo de Portalegre em ignorar as legítimas pretensões das Populações em relação à situação do Hospital de Elvas.
Mais uma vez o PSD não pode deixar de vincar a má prestação dos Deputados do Partido Socialista na defesa dos interesses do nosso Distrito.
A Comissão Politica Distrital de Portalegre do PSD

Portalegre, Janeiro de 2009

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .