quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Portugal é o 3º país europeu que mais perde emprego

.
Portugal foi um dos países que perderam mais postos de trabalho no terceiro trimestre do ano, segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia, o Eurostat.
De acordo com os dados divulgados esta terça-feira, Portugal registou uma queda de 0,7% no número de pessoas empregadas, quando comparado com o trimestre precedente e uma descida de 0,2% face ao homólogo, contrariando a tendência da maioria dos países.
Na comparação trimestral apenas dois Estados registaram pior performance que Portugal: a Letónia (menos 1,9%) e a vizinha Espanha (0,8%).
Já na comparação homóloga, apenas três países apresentam uma contracção do emprego. Um deles é, como se referiu já, Portugal. Os outros foram a Lituânia (menos 1%) e a Espanha (menos 0,8%).
No conjunto da Zona Euro, o número de pessoas empregadas caiu 0,1% entre Julho e Setembro, face ao trimestre traduzindo-se no desaparecimento de 80 mil postos de trabalho. Em termos homólogos, há uma subida de 0,8%. Na União Europeia, o emprego ficou estável face ao trimestre precedente e registou ainda um aumento de 1% face ao homólogo.
Informação: Portugal diário "iol"
Parlamento Europeu rejeita 65 horas semanais de trabalho
O Parlamento Europeu (PE) rejeitou, esta quarta-feira, em Estrasburgo a proposta de lei sobre o tempo de trabalho acordada entre os ministros do Emprego dos 27 e que previa aumentar o número de horas de trabalho por semana para 65.
O texto acordado em Junho passado entre os ministros do Trabalho dos 27, com a abstenção de Portugal, era muito contestado por sindicatos e criticado pela maioria dos eurodeputados portugueses, avança a «Lusa».
Tudo isto por prever a possibilidade de ser ultrapassado o actual tecto de 48 horas semanais, contemplar cláusulas de não participação e deixar de considerar tempo de trabalho o período inactivo de tempo de permanência.
(Lusa /iol)

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .