sábado, 27 de dezembro de 2008

Internacional:..........Breves de 2008

.

LISBOA-DAKAR- Rally cancelado devido a tensão política entre a França e a Mauritânia.
RÚSSIA (Março)- O sucessor designado de Vladimir Putin, Dmitri Medvedev, consegue uma vitória esmagadora na eleição presidencial.
COLÔMBIA/(Julho) - O Exército colombiano consegue libertar a franco-colombiana Ingrid Betancourt, ex-candidata Verde à presidência desse país sul-americano, depois de passar seis anos em cativeiro no meio da selva, nas mãos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).A operação também permitiu resgatar outros 14 reféns das Farc.
AFEGANISTÃO (Julho) - Mais de 60 pessoas são mortas em um ataque suicida, que tinha como alvo a embaixada da Índia em Cabul, cidade que registrou, este ano, um aumento do número de atentados.
SÉRVIA/BÓSNIA/ (Julho) - Prisão do ex-chefe político servo-bósnio Radovan Karadzic pelos serviços de segurança sérvios. Karadzic , era procurado há 13 anos, por genocídio e crimes de guerra durante o conflito na Bósnia (1992-1995).
GEÓRGIA/RÚSSIA (Agosto))- A Geórgia deflagra uma ofensiva militar contra sua república rebelde da Ossétia do Sul, que é apoiada por Moscovo e alvo de disputa de ambos os governos desde a queda da URSS, em 1991.
CHINA (Agosto)- Jogos Olímpicos de Pequim, a China torna-se a primeira potência olímpica, com 51 medalhas de ouro, à frente dos EUA (36).
PAQUISTÃO – (Agosto) O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, no poder desde 1999, renuncia ao cargo.
E.UA. (Setembro)- A falência do banco americano Lehman Brothers marca a aceleração de uma crise financeira mundial, nascida em 2007 nos Estados Unidos
ISRAEL (Setembro) - O primeiro-ministro Ehud Olmert, envolvido em vários escandalos de corrupção, é obrigado a deixar o cargo.
LÍBANO/SÍRIA ( Outubro)- Síria e Líbano estabelecem relações diplomáticas pela primeira vez desde a proclamação da independência, há mais de 60 anos.
EUA/ (Novembro) - O democrata Barack Obama obtém uma vitória histórica e esmagadora, tornando-se o primeiro negro a ser eleito para a presidência dos EUA.
SOMÁLIA/ (Novembro) - Piratas armados assaltam o superpetroleiro saudita "Sirius Star", no Oceano Índico, marcando uma nova etapa na pirataria dos mares nessa região.
ÍNDIA/ (Novembro)- Homens armados de fuzis e granadas deflagram uma série de ataques coordenados em Mumbai, capital económica do país.
IRAQUE/EUA (Novembro)- Após um ano de discussões entre Washington e Bagdad, o Parlamento iraquiano aceita o acordo de segurança com os Estados Unidos, que prevê a retirada total das tropas americanas do Iraque até o final de 2011.
PETRÓLEO (2008) Crise internacional: Barril oscilou entre 150 e 40 dólares
TIBETE- (2008) Dalai Lama intensifica acções internacionais para a causa do Tibete.
E.U.A, (Dezembro)Maior Burla Financeira da História (Madoff) . As operações eram na realidade uma pirâmide financeira. Dinheiro fresco de Novos Clientes servia para pagar aos investidores mais antigos.
Guiné-Conacry (Dezembro)Junta Militar tomou o poder na Guiné-Conacry através de um golpe militar levado a cabo imediatamente após a morte do Chefe de Estado Lansana Conte.
CHINA- Pela primeira vez desde o Séc.XV o Exército da China sai do Pacífico em Missão a Caminho do Estreito de Aden para combater a pirataria Naval-

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .