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A Organização Não-Governamental «Telefone da Esperança», fundada em Espanha, em 1971, está desde este domingo disponível em Portugal, através do número 222 030 707, com a missão de prestar auxilio gratuito às pessoas que vivem situações de crise.
A partir do Porto, esta associação oferece um serviço gratuito, anónimo e especializado a todos os portugueses que precisem de apoio.
«Para isso, bastará marcar o 222 030 707 entre as 20 e as 23 horas de todos os dias, sem excepção de feriados ou dias festivos», explicou, em conferência de imprensa, o presidente da Telefone da Esperança/Portugal, Abel Magalhães.
Após três anos dedicados à formação da equipa de voluntários que em breve assegurará um atendimento telefónico permanente, esta linha telefónica recebeu hoje a primeira chamada simbólica que deu início à primeira fase do projecto, que assegura três horas de atendimento telefónico diário.
Segundo Abel Magalhães o que diferencia esta linha das outras já existentes é «a exigência em relação à competência humana e técnica dos agentes de ajuda e a preocupação em ajudar as pessoas de forma estrutural e não apenas pontual, promovendo a sua reestruturação psicológica e emocional».
«O Telefone da Esperança investe fortemente na formação e desenvolvimento pessoal dos voluntários, pois parte da premissa de que para ajudar a boa vontade não basta, há que saber fazê-lo», acrescentou.
Daí a aposta do projecto no aconselhamento profissional em áreas como a Psicologia, o Trabalho Social, a Orientação Familiar e a Assessoria Jurídica e, ainda, nos programas de prevenção.
Actualmente, esta Associação Espanhola conta com 19 Centros Regionais, difundidos por todo o país, assim como com outros Centros localizados em vários países da América Latina (Honduras, Colômbia, Equador, Bolívia, Chile e Argentina), sendo considerada Entidade de Utilidade Pública.
A partir do Porto, esta associação oferece um serviço gratuito, anónimo e especializado a todos os portugueses que precisem de apoio.
«Para isso, bastará marcar o 222 030 707 entre as 20 e as 23 horas de todos os dias, sem excepção de feriados ou dias festivos», explicou, em conferência de imprensa, o presidente da Telefone da Esperança/Portugal, Abel Magalhães.
Após três anos dedicados à formação da equipa de voluntários que em breve assegurará um atendimento telefónico permanente, esta linha telefónica recebeu hoje a primeira chamada simbólica que deu início à primeira fase do projecto, que assegura três horas de atendimento telefónico diário.
Segundo Abel Magalhães o que diferencia esta linha das outras já existentes é «a exigência em relação à competência humana e técnica dos agentes de ajuda e a preocupação em ajudar as pessoas de forma estrutural e não apenas pontual, promovendo a sua reestruturação psicológica e emocional».
«O Telefone da Esperança investe fortemente na formação e desenvolvimento pessoal dos voluntários, pois parte da premissa de que para ajudar a boa vontade não basta, há que saber fazê-lo», acrescentou.
Daí a aposta do projecto no aconselhamento profissional em áreas como a Psicologia, o Trabalho Social, a Orientação Familiar e a Assessoria Jurídica e, ainda, nos programas de prevenção.
Actualmente, esta Associação Espanhola conta com 19 Centros Regionais, difundidos por todo o país, assim como com outros Centros localizados em vários países da América Latina (Honduras, Colômbia, Equador, Bolívia, Chile e Argentina), sendo considerada Entidade de Utilidade Pública.
Fonte: Lusa "iol"
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