terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Professores em Greve / dia 3 de Dezembro

.
(Clique) SociedadeProfessores preparam-se para «a maior greve de sempre»

EDUCAÇÃO /AVALIAÇÃO DE PROFESSORES
Por:José Júlio Cabaceira ( Texto com base na posição oficial do PSD)
(Tema Publicado no Jornal" Linhas de Elvas)

A Educação em Portugal tem sido palco de uma iluminação ténue, com actores-decisores aventureiros, que ousam afirmar-se pela força da máquina tecnológica da informação.
A actual Ministra da Educação, doutorada em Sociologia, tenta levar, in extremis, a aplicação de um Modelo Social Escolar que assenta na desintegração da estrutura da Escola e da Sociedade, lançando todos contra todos: Alunos, Pais, Professores e Funcionários.” Se o Governo suspendesse a avaliação de Professores seria uma vergonha”, palavras da Sra. Ministra que explicitam a determinação da aplicação do Modelo para uma Escola Não inclusiva.
O Modelo em vigor está desfocado da realidade, assenta em princípios inadequados, injustos, burocráticos e complexos, criando uma enorme perturbação nas Escolas e nas Famílias, desviando os Professores da sua função essencial. A Avaliação de Docentes tem de procurar a efectiva valorização do mérito, devendo, por isso, pôr-se fim às quotas administrativas e à divisão da Carreira Docente, iníqua e geradora de injustiças, entre Professores Titulares e Professores que acabam por ser classificados de segunda.
A maioria dos Professores mostra-se satisfeita com a profissão pela qual enveredou, mas queixa-se do seu trabalho ser constantemente arpoado e burocratizado, não dando margem para a estimulação de uma elasticidade criativa ensino/aprendizagem. Por outro lado, a Escola não pode assentar a sua relação com os Alunos em premissas Governativas que permitam valorizar os alunos medíocres e faltosos a troco de um menor acompanhamento daqueles mais promissores e brilhantes. Nivelar por baixo para o sucesso estatístico do Quadro Educacional do País é o tiro certeiro para comprometer aqueles estudantes que se destacam pela sua perseverança, empenho e dedicação das suas tarefas académicas. O Conceito de Educação mais vulgarmente atribuído à Sociologia é o de *Emile Durkheim no qual se diz que "...a educação consiste numa socialização metódica da nova geração pelas gerações adultas... tendo em vista realizar um certo ideal de homem.”.
Posto isto, longe, muito longe deste Conceito está o Autismo que a Educação está a viver presentemente em Portugal.

*Émile Durkheim(1858-1917)- Nasceu em França.É considerado um dos pais da Sociologia Moderna.

Sem comentários:

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....

Em Setembro era ASSIM...Em Outubro executivo dá razão à oposição....
OBS: Por contestação da Oposição o Executivo Socialista Recuou passado um mês. Baixa IMI (desce 0,1% )e Derrama (desce 0,75%) .