http://Bandeiras à janela: «Valença é Espanha» à janela: «Valença é Espanha»
A população de Valença começou esta segunda-feira a colocar bandeiras espanholas nas casas e estabelecimentos comerciais do concelho, naquela que é mais uma forma de protesto contra o encerramento das «Urgências» do Centro de Saúde local.
Este fim-de-semana a TVI falou com a população de Valença que explicou as razões que os levam a recorrer a Espanha, quando necessitam de cuidados de Saúde. Veja aqui a reportagem
O porta-voz da Comissão de Utentes do Centro de Saúde, Carlos Natal, disse à Lusa que, até ao momento, já foram colocadas «dezenas» de bandeiras espanholas, sobretudo no interior da Fortaleza.
«Esta é uma forma de protesto pelo fecho das Urgências, mas também um gesto simbólico de agradecimento ao alcaide de Tui, na Galiza, Espanha, pela total disponibilidade que demonstrou para os nossos doentes irem às urgências no centro de saúde local», referiu.
«Isto significa que os valencianos são bem mais tratados do lado de lá da fronteira do que no seu próprio país», acrescentou. Carlos Natal garantiu que foi o primeiro «a dar o exemplo», colocando uma bandeira espanhola na fachada do seu restaurante, no interior da Praça Forte de Valença.
«A Comissão de Utentes tem mil bandeiras para distribuir, ao mesmo tempo que algumas lojas também já se estão apetrechar para dar vazão à procura, que se prevê seja grande», disse ainda Carlos Natal.
Os utentes de Valença estão agora cada vez mais virados para as Urgências de Tui, que ficam a menos de cinco minutos e onde não se pagam taxas moderadoras.
Segundo números avançados pelo diário galego Faro de Vigo, antes do fecho do SAP de Valença já iam às Urgências de Tui, em média, três portugueses por dia, na sua esmagadora maioria daquela cidade do Alto Minho.
«Agora, a tendência é, naturalmente, para aumentar. Em Tui é melhor, mais barato e mais perto. Basta termos o cartão europeu de saúde para sermos atendidos», rematou Carlos Natal.
Fonte: portugal diário "iol"
EM ELVAS O ASSUNTO DA MATERNIDADE MARIANA MARTINS E DA REQUALIFICAÇÂO DO SERVIÇO DE URGÊNCIA DO HOSPIOTAL DE ELVAS AINDA NÃO TERMINOU.
OS ELVENSES DEVEM CONTINUAR EM ALERTA E AGIR.
Sem comentários:
Enviar um comentário